Os 30 melhores jogos de Super Nintendo para relembrar e se divertir!


Atualizado em

Tanto faz se você “zerava as fitas” do Super NES nos anos 90 ou se você faz parte da geração Wiie e tem curiosidade para saber quais eram os melhores games de antigamente. Esta lista é para você! Bora conferir quais os melhores jogos de SNES?

1. Super Mario World

Lançamento: 1990
Gênero: jogo de plataforma, aventura

Super Mario World

Este foi o primeiro jogo a ser lançado para o Super Nintendo. Por isso é o mais simples de todos, o que nunca o impediu de ser dos mais amados! É ainda o jogo mais vendido da marca. Você só tem que comandar os movimentos do Mario ou do Luigi através de um caminho de obstáculos em 2D. Pelo caminho, vai acumulando moedas e poderes que são bastante úteis. Diversão garantida.

2. The Legend of Zelda: A Link to the Past

Lançamento: 1991
Gênero: ação e aventura

The Legend of Zelda A Link to the Past

Jogado em uma perspectiva de cima para baixo, The Legend of Zelda: A Link to the Past acompanha a jornada de Link para salvar a terra Hyrule da volta do vilão Ganon, libertando as sete jovens filhas descendentes dos antigos sábios. Com um mundo bastante complexo, o jogo é um dos mais aclamados por público e crítica.

3. Super Mario Kart

Lançamento: 1992
Gênero: jogo de corrida

Super Mario Kart

Super Mario Kart é um dos jogos mais populares de todos os tempos. Foi o primeiro jogo de corrida da Série Mario Bros e, diferente dos outros jogos de corrida existentes na época, neste é possível pegar atalhos e utilizar utensílios (como cascos de tartaruga ou cascas de banana) para atrapalhar ou se proteger dos outros adversários.

4. Doom

Lançamento: 1993
Gênero: jogo de tiro em primeira pessoa

Doom

Doom é um clássico do jogo de tiro em primeira pessoa. A história se passa num futuro em que os seres humanos já conseguiram colonizar Marte. Experiências secretas realizadas em duas luas do planeta vermelho dão errado, teletransportando criaturas alienígenas para a lua de Phobos. Você é o último sobrevivente de uma expedição enviada a Phobos e precisa dar um jeito de escapar desse inferno.

5. Donkey Kong Country

Lançamento: 1994
Gênero: jogo de plataforma

Donkey Kong Country

O jogo acompanha Donkey Kong e o seu sobrinho Diddy Kong em uma aventura para recuperar o seu tesouro de bananas que foi roubado pelo King K. Rool e os seus subordinados Kremlings. Para isso, o jogador deve comandar Donkey Kong por 40 fases diferentes onde é preciso nadar, saltar entre os cipós, pegar carona em vagões… Uma grande corrida maluca!

6. Chrono Trigger

Lançamento: 1995
Gênero: RPG

Chrono Trigger

Tendo nada mais, nada menos, que Akira Toriyama (autor de Dragon Ball) entre os seus criadores, Chrono Trigger possui uma das trilhas sonoras mais elogiadas dos videogames. Em um mundo de magia, os jogadores podem comandar os personagens através de um mapa aéreo ou em telas específicas. Ao encontrar inimigos, o jogador tem opções de ataque, defesa e cura de ferimentos.

7. Super Mario World 2: Yoshi’s Island

Lançamento: 1995
Gênero: jogo de plataforma, aventura

Super Mario World 2 Yoshi s Island

Yoshi’s Island narra os eventos anteriores a Super Mario World. Quando Mario era ainda um pequeno bebê, a turma do Baby Bowser armou uma cilada para os irmãos italianos: Luigi acabou sendo sequestrado e Mario caiu por acidente na Ilha do Yoshi. Ao longo das 54 fases, você deve controlar os Yoshis contra todos os perigos a fim de conduzir o pequeno Mario para junto de seu irmão.

8. Super Metroid

Lançamento: 1994
Gênero: metroidvania

Super Metroid

Um dos primeiros jogos a ter uma protagonista mulher, sem dar enfoque a qualquer apelo sexual. Samus Aran é uma caçadora de recompensas que procura pelo Metroid roubado pelos Piratas do Espaço. No caminho, ela encontra peças para aperfeiçoar a sua armadura e ficar cada vez mais forte para enfrentar os inimigos.

9. Final Fantasy VI

Lançamento: 1994
Gênero: RPG

Final Fantasy VI

Um grupo de rebeldes tenta derrubar uma ditadura imperial em um futuro distópico. Parece Star Wars, mas é Final Fantasy VI! O jogo é dividido em 4 situações diferentes: mapa, cidades, calabouços e batalhas. O jogador comanda um grupo com 4 personagens, podendo alternar entre eles e trocá-los em pontos específicos do jogo.

10. ActRaiser

Lançamento: 1990
Gênero: jogo de plataforma

ActRaiser

Em ActRaiser, você controla um personagem chamado de O Mestre (será Deus?), que desperta após um longo período de sono e dá de cara com um planeta arrasado e completamente entregue às forças do mal. Destituído de seus poderes e desacreditado pelas pessoas, O Mestre terá de enfrentar demônios se quiser novamente instaurar a paz na Terra.

11. Secret of Mana

Lançamento: 1993
Gênero: RPG

Secret of Mana

Para quem curte RPG, Secret of Mana traz 3 heróis dispostos a tudo para impedir que um império maligno se apodere do mundo. Diferente de outros jogos, neste o jogador controla alternadamente os 3 personagens principais em uma mesma partida. Cada um deles possui características diferentes e complementares.

12. Super Castlevania IV

Lançamento: 1991
Gênero: jogo de plataforma

Super Castlevania IV

Dividido em 11 níveis, o jogo acompanha o caçador de vampiros Simon Belmont em uma incursão para derrotar o famoso Drácula. Pelo caminho, o jogador enfrenta monstros e coleciona poderes para enfrentar o vampiro mais temível de todos. Desenvolvido pela empresa japonesa Konami, o jogo foi amplamente elogiado por público e crítica.

13. Star Fox

Lançamento: 1993
Gênero: shoot 'em up

Star Fox

Star Fox foi um dos primeiros jogos a utilizar de tecnologia 3D, naquela época algo extremamente revolucionário. O jogador comanda uma nave e tem uma barra de vida que, conforme a máquina sofre danos, diminui de tamanho. O objetivo era muito simples: derrubar todos os inimigos antes que a barra acabasse por completo!

14. Mortal Kombat II

Lançamento: 1993
Gênero: jogo de luta

Mortal Kombat II

A continuação do primeiro Mortal Kombat trouxe algumas melhorias muito apreciadas pelos jogadores. A história não é muito diferente, Liu Kang e companhia continuam a tentar salvar a Terra da invasão do Imperador, mas o incremento no jogo em si mudou tudo! Cada personagem ganhou novos movimentos e diferentes formas de dar fatalities. Do jeito que o povo gosta!

15. The Lion King (O Rei Leão)

Lançamento: 1994
Gênero: jogo de plataforma

The Lion King

Na esteira do sucesso estrondoso da animação da Disney, The Lion King (O Rei Leão) atendeu às expectativas, com uma jogabilidade bem divertida, gráficos bem bonitos e uma trilha contagiante. Nesse game, que é bem fiel ao filme, você controla Simba (desde pequeno até a fase adulta) ao longo das mais incríveis aventuras nas savanas da África.

16. Top Gear 2

Lançamento: 1993
Gênero: jogo de corrida

Top Gear 2

Referência em jogos de corrida nos anos 90, Top Gear 2 até hoje traz boas recordações para os amantes da velocidade. O game traz elementos bem interessantes, como a possibilidade de ganhar dinheiro e ir aprimorando o carro ao longo da competição. Condições meteorológicas (como chuva e neve) podem afetar o desempenho do carro. Por isso, é sempre bom escolher bem os pneus.

17. International Superstar Soccer Deluxe

Lançamento: 1995
Gênero: jogo de futebol

International Superstar Soccer Deluxe

Quem era fã de games de futebol nos anos 90 certamente passou horas na frente da telinha comandando craques da seleção brasileira como o goleirão Da Silva, o lateral Cícero, o zagueiro Paco, o meia Beranco e o atacante Allejo. Todos eles eram inspirados nos jogadores da Copa de 94. Tá lembrado? O game era bem dinâmico e competitivo, além de bastante realista (para os padrões da época).

18. F-Zero

Lançamento: 1990
Gênero: jogo de corrida

F Zero

F-Zero faz parte dos primórdios do Super NES. Trata-se de um jogo de corrida futurista em que você controla não carros, mas naves que voam a poucos metros do asfalto. A jogabilidade é bastante simples, cabendo a você pisar fundo e se manter o máximo possível afastado das muretas da pista, que causam danos na sua máquina.

19. Mega Man X

Lançamento: 1993
Gênero: jogo de plataforma

Mega Man X

Um dos mais renomados jogos da Capcom, Mega Man X se passa em um futuro onde foram criados robôs com livre-arbítrio. Alguns deles resolvem destruir a humanidade (claro!), enquanto outros pretendem salvá-la. No meio dessa guerra, o protagonista X escolhe salvar a humanidade e é com ele que você joga.

20. SimCity

Lançamento: 1991
Gênero: construção e gerenciamento

SimCity

SimCity é um simulador de construção e administração de cidades. Após escolher um mapa (são mil opções, algumas com mais terra, outras com mais água), o jogador precisa começar a cidade do zero, pensando nas zonas residenciais, industriais, comerciais e de lazer. Se você for um bom planejador e administrador, sua cidade pode prosperar. E com mais grana dá pra transformar uma pequena vila numa metrópole!

21. Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars

Lançamento: 1996
Gênero: RPG

Super Mario RPG Legend of the Seven Stars

Imagine uma junção de Final Fantasy com Chrono Trigger e os personagens do Mario BrosVoilá! Aqui está! Diferente dos outros jogos da Série Mario Bros, este traz um outro formato de jogo e foi um dos últimos jogos lançados no Super Nintendo. Em um mundo fantástico, Mario precisa salvar a Princesa Toadstool de Bowser, mas não vai ser fácil encontrá-los.

22. Street Fighter II

Lançamento: 1992
Gênero: jogo de luta

Street Fighter II

O jogo do tipo arcade mais vendido da história! A versão SNES de Street Fighter II trouxe melhorias e novas opções que o primeiro não tinha. Entre elas, a opção de realizar “combos”, golpes em sequência, que deixam o adversário sem ação e todo mundo adorava! Hadouken!!

23. Super Star Wars

Lançamento: 1992
Gênero: shoot 'em up

Super Star Wars

Super Star Wars é o primeiro game de uma série de três jogos baseados nos filmes de George Lucas. É um jogo de plataforma em que você controla três personagens da saga: Luke Skywalker, Han Solo e Chewbacca. Além de saltar abismos, atirar (bastante!) em criaturas inimigas e ter de se esquivar de armadilhas pelo caminho, você pode sobrevoar Tatooine a bordo de um veículo speeder.

24. Contra III: The Alien Wars

Lançamento: 1993
Gênero: shoot 'em up

Contra III The Alien Wars

Em pleno século 27, a Terra está sendo invadida por exércitos alienígenas, cabendo a você, um soldado de elite, conter a ameaça. Para isso, deverá enfrentar inúmeras criaturas horrendas (como vespas gigantes), soldados aliens fortemente armados e chefões poderosíssimos. Zerar essa fita não era tarefa fácil nem para os gamers mais experientes.

25. Super Double Dragon

Lançamento: 1992
Gênero: beat 'em up

Super Double Dragon

A série Double Dragon começou em 1987 como um jogo de fliperama. Super Double Dragon, o quarto da série, traz algumas novidades de jogabilidade em relação aos jogos anteriores, como a diferenciação de estilo de luta entre os dois protagonistas, Jimmy e Billy. A ideia do jogo é basicamente a mesma: caminhar pelas ruas dando porrada em todos os integrantes da gangue Shadow Warriors que aparecem pela frente.

26. Killer Instinct

Lançamento: 1995
Gênero: jogo de luta

Killer Instinct

Com gráficos surpreendentes e muita brutalidade, Killer Instinct marcou época. Os lutadores eram bem pouco convencionais: esqueleto pirata, punk bombado, lobisomem, dinossauro... Mas o mais marcante de tudo, além das sequências de golpes mortais (os combos), são os requintes de crueldade, com finalizações sangrentas bem ao estilo dos fatalities do Mortal Kombat.

27. Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time

Lançamento: 1991
Gênero: beat 'em up

Teenage Mutant Ninja

Quando a Estátua da Liberdade é roubada em plena rede nacional, quem melhor para recuperá-la de volta do que Leonardo, Donatello, Raphael e Michelangelo? Melhor ainda quando envolve viagem no tempo e é você que controla as tartarugas com o comando.

28. Ultimate Mortal Kombat 3

Lançamento: 1995
Gênero: jogo de luta

Ultimate Mortal Kombat 3

A atualização do Mortal Kombat 3 trouxe novos personagens (são ao todo 23 disponíveis e dois secretos), arenas, combos e magias. Em termos gráficos, há também um aprimoramento em relação ao jogo anterior, com maiores detalhes no cenário e nos próprios personagens. Além dos famosos fatalities, o jogo conta com os cruéis brutalities e os curiosos babalities.

29. Final Fight

Lançamento: 1990
Gênero: beat 'em up

Final Fight

Final Fight se passa em Metro City, uma cidade dominada pela violência e pelo crime. O prefeito recém-eleito, Mike Haggar, está determinado a mudar as coisas. Detalhe: Mike é também um ex-lutador de rua. A gangue que controla as atividades ilegais da cidade acaba de sequestrar a filha de Mike, Jessica. É chegada a hora de Mike e Cody (namorado de Jessica) tomarem uma atitude.

30. Fatal Fury 2

Lançamento: 1994
Gênero: jogo de luta

Fatal Fury 2

Originalmente lançado em 1992 para Neo Geo, esse jogo de luta histórico chegou ao Super Nintendo em 1994, fazendo a alegria da galera adepta do SNES. O jogo é bem parecido com Street Fighter, inclusive no que diz respeito aos personagens. Tal coincidência se explica por ambos os jogos serem filhos dos mesmos pais: a dupla Takashi Nishiyama e Hiroshi Matsumoto.

Gostou dessa lista de games? Experimente dar uma olhada nestas também: