A principal prioridade de quem forma uma família é dar uma boa vida aos filhos. Pensando nisso, a Delta Economics & Finance (DEF) realizou um estudo para a Revista Exame com o intuito de desenvolver um ranking com as melhores cidades para criar os filhos no Brasil.
São vários os fatores que podem influenciar a realização deste objetivo. Assim, foram analisados para o estudo o custo de vida, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) municipal e a taxa de violência de cada cidade. Além disso, foram levadas em consideração outras 48 variáveis a respeito das condições que cada cidade oferece às crianças e adolescentes em relação à educação, cultura, segurança pública, longevidade e infraestrutura de saúde.
Conheça a seguir as 10 melhores cidades para criar os filhos no Brasil:
10. Curitiba (PR)
Nota DEF: 32,98
Os habitantes da capital do Paraná são formados principalmente por descendentes de imigrantes vindos da Alemanha, Polônia, Ucrânia e Itália. A cidade conta com grandes parques e o melhor sistema de transporte público do país. Pelos índices da área de saúde, 95,4% das crianças menores de 1 ano têm a carteira de vacinação em dia, assim como o índice de desnutrição entre crianças até 2 anos é de 0,5%. Além disto, 99,5% dos jovens entre 15 e 24 anos são alfabetizados.
9. Joinville (SC)
Nota DEF: 33,18
Uma das cidades com o maior índice de desenvolvimento humano do país (0,809). No estudo conduzido pela Delta Economics & Finance, Joinville alcançou melhor destaque nos índices de Educação e Desenvolvimento Econômico. Considerando que conta com a melhor educação do Estado de Santa Catarina, reconhecida pelo Ministério da Educação, não é de se admirar o bom resultado.
8. Maringá (PR)
Nota DEF: 33,20
A cidade paranaense com o melhor resultado do Estado é conhecida por ser uma das cidades mais limpas e arborizadas do país. Maringá foi construída seguindo o projeto urbanístico de Jorge Macedo de Viera para ser uma cidade-jardim. A Universidade Estadual de Maringá é uma das melhores do Estado. A cidade conta ainda com o maior festival de música do sul do país.
7. Bauru (SP)
Nota DEF:33,48
Bauru destacou-se principalmente pela variável domicílio, que avaliou a quantidade de casas com água encanada, energia elétrica, o serviço de coleta de lixo e etc. A cidade obteve uma pontuação de 4,91 de um total de 5,0. Distinguiu-se ainda na área da Educação, contando com um índice de 99,2% de jovens alfabetizados maiores de 15 anos.
6. Jundiaí (SP)
Nota DEF: 33,65
Contando com cerca de 350 mil habitantes, nos resultados de Jundiaí destaca-se o desenvolvimento municipal, mas principalmente, a educação com índice de 7,81. A região conta ainda com uma das maiores áreas ambientais protegidas no Estado de São Paulo, a Serra do Japi.
5. Santo André (SP)
Nota DEF: 33,90
Integrante do ABC Paulista, Santo André é a cidade com melhor desempenho na variável governança. Isto se deve graças às políticas públicas para as mulheres adotadas pelo município e às dinâmicas recomendadas pela ONU em relação ao desenvolvimento sustentável.
4. Blumenau (SC)
Nota DEF: 33,94
Tendo como maior destaque o desenvolvimento econômico, Blumenau também apresentou notas altas no quesito bem-estar e educação. Com uma herança alemã muito forte, é a sede da maior festa Oktoberfest do país e também apresenta muitas construções feitas com a técnica enxaimel, uma tradição arquitetônica alemã.
3. Vitória (ES)
Nota DEF: 34,52
Com o maior destaque na área de saúde do Top 3, a capital do Espírito Santo acumula bons resultados também em outros rankings. Vitória é apontada como a 2ª melhor cidade para se viver no Brasil por um estudo publicado pela ONU em 2015, possui o 5ª melhor Índice de Desenvolvimento Humano do país e, segundo a Revista Exame, tem o melhor capital humano nacional.
2. Santos (SP)
Nota DEF: 35,46
Em Santos está situado o maior porto da América Latina, portanto boa parte da sua economia está relacionada com atividades portuárias. A cidade conquistou a segunda posição na lista por apresentar um grande desempenho nos índices de educação. Em especial ao que diz respeito à expectativa de anos de estudo aos 18 anos, ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e à baixa taxa de analfabetismo.
1. Florianópolis (SC)
Nota DEF: 36,52
Não só a capital catarinense é a melhor cidade para se criar os filhos pela Delta Economics & Finance, como também é a cidade que apresenta o melhor IDH do país. Com a economia concentrada nas áreas de tecnologia e de turismo, a cidade se destacou pelos índices de desenvolvimento econômico e educação. Sem falar das belas praias!
Veja também: