Perigo, conteúdo tóxico! Conheça os 15 venenos mais letais do planeta


Ana Laura Cruz
Mestre em Gestão e Estudos da Cultura

Dizem que nos menores frascos se encontram os melhores perfumes e os piores venenos. Por isso, é sempre bom saber diferenciar um do outro!

Nem todos os venenos são mortais. Alguns inclusive são utilizados na medicina com uma dose mais reduzida. Porém existe uma gama de substâncias tóxicas das quais é melhor manter uma distância segura.

Conheça os 15 venenos mais letais do mundo:

15. Cianeto

cianeto

Utilizado por espiões capturados durante a Segunda Guerra Mundial para evitarem os interrogatórios. Uma pequena dose de 1mg seria o suficiente para uma morte rápida e fulminante.

14. Ricina

Ricina

Esta é a razão do nome da banda Mamonas Assassinas. A ricina é uma proteína presente nas sementes da mamona. A quantidade presente em uma semente é o suficiente para matar uma criança, portanto evite comê-la.

13. Arsênico

Perigosamente discreto, o arsênico foi muito utilizado durante a Idade Média para assassinatos de membros da aristocracia. Durante a época vitoriana também foi utilizado como cosmético para deixar as bochechas rosadas e há quem acredite que pode ter sido o motivo da morte de Napoleão Bonaparte.

12. Anthrax

Anthrax

Famoso por ter sido utilizado em um ataque terrorista a membros do governo dos EUA em 2001, o anthrax é uma bactéria (Bacillus anthracis) de ação rápida e altamente mortífera. A infecção acontece em contato ou inalação do pó branco do veneno.

11. VX

Criado para ser utilizado como pesticida na agricultura, o VX se mostrou muito mais potente do que o esperado e a substância não chegou a ser utilizada para este propósito. Ainda bem! Com uma aparência semelhante a de óleo de motor, o veneno causa espasmos violentos e a vítima acaba por morrer de asfixia.

10. Zyklon B

Zyklon B

Criado inicialmente para ser um pesticida contra piolhos e pulgas, o Zyklon B teve um papel horrivelmente fundamental nos campos de concentração alemães durante a Segunda Guerra Mundial: foi o veneno utilizado nas câmaras de gás.

9. Mostarda de Enxofre

Muito utilizado em ataques aéreos da Primeira Guerra Mundial, este veneno provoca severas lesões e causa morte por asfixia, sendo mais utilizado em forma de gás. Está regulado pela Convenção de Armas Químicas como Classe 1, o que quer dizer que não apresenta outro uso se não o de arma química.

8. Batracotoxina

Batracotoxina

Encontrado em sapos (Phyllobates terribilis e Phyllobates bicolor) originários da Colômbia. A batracotoxina foi muito utilizada por indígenas para envenenar armas como dardos e zarabatanas, utilizando o “suor” de veneno dos sapos.

7. Mercúrio

O mercúrio é um metal líquido em temperatura ambiente, mas quando aquecido transforma-se em vapor e é neste estado em que se torna mais perigoso. Se inalado ou ingerido em grandes quantidades, ele ataca principalmente o sistema nervoso podendo levar a pessoa à uma vida vegetativa ou à morte.

6. Maitotoxina

Maitotoxina

Formada por plânctons oriundos do mar, a maitotoxina causa insuficiência cardíaca quando ingerida. Esta poderosa toxina pode chegar às pessoas através de mariscos contaminados.

5. Polônio

Radioativo, lento e fatal, o envenenamento por Polônio não tem cura. Utilizado para assassinar o espião russo Alexander Litvinenko em 2006, o polônio é extremamento perigoso. É possível matar 1,5 milhão de pessoas com apenas 1g do veneno vaporizado.

4. Toxina botulínica

Toxina botulínica

Muito utilizada hoje em dia em doses mínimas para a aplicação de botox, a toxina botulínica é uma substância muito potente que causa paralisia muscular. Apenas -1 nanograma por quilograma é o suficiente para levar uma pessoa a morte.

3. Estricnina

Utilizado inicialmente como veneno para ratos, o uso de estricnina é hoje proibido em diversos países por ser um produto altamente tóxico e prejudicial para outros animais e às pessoas.

2. Oleandro

Oleandro

A planta mais tóxica do mundo é bastante cultivada no Brasil. Portanto, cuidado! Uma folha é suficiente para matar uma pessoa adulta. Os sintomas de intoxicação envolvem náuseas, diarreia, vômitos, vertigem, irritação da boca e, eventualmente, coma.

1. Sarin

sarin

Um dos venenos mais cruéis, o Sarin entra em ação em estado gasoso, causando insuficiência respiratória e a vítima perde o controle do próprio corpo que tem fortes espasmos até a morte. Está classificado como arma de destruição em massa e a sua produção e armazenamento foram proibidos em 1993.

Ana Laura Cruz
Mestre em Gestão e Estudos da Cultura, especializada em Comunicação Audiovisual desde 2009. Produz textos e eventos culturais. Viaja no mundo e na maionese, sempre que possível de carona.