As 12 teorias da conspiração mais loucas em que muita gente acredita


Extraterrestres entre nós, sociedades secretas que querem dominar o mundo e celebridades que não estão mesmo mortos… As teorias da conspiração captam nossa imaginação! Mas, quando paramos para pensar no assunto, vemos que não têm fundamento. Mesmo assim, muitas pessoas preferem ignorar a lógica e acreditar no que é mais interessante. Descubra aqui algumas das teorias mais absurdas que têm ganhado aderentes:

12. Reptilianos governam o mundo

Reptilianos governam o mundo

Se você tem fobia a lagartos, essa teoria da conspiração vai lhe causar pesadelos. Uma raça de lagartos gigantes inteligentes de outro mundo se infiltrou entre a população humana. Usando tecnologia extraterrestre, eles ficam camuflados como seres humanos e controlam governos e instituições poderosas. Seu objetivo? Dominar o mundo e nos tornar seus escravos.

Segundo essa teoria, qualquer político ou celebridade poderá ser um reptiliano disfarçado, e eles são responsáveis por todas as coisas ruins que acontecem no mundo. Mais absurdo que a teoria dos reptilianos é o fato que há gente que sinceramente acredita nela!

11. O governo de Israel controla tubarões

O governo de Israel controla tubarões

Em 2010 alguns tubarões agiram de forma anormal e atacaram banhistas na costa do Egito. O Estado de Israel é inimigo do Egito. Logo, Israel deve ter mandado os tubarões para atacar o Egito! Essa foi a lógica de alguns teóricos da conspiração.

Tudo começou com uma máquina de GPS encontrada em um dos tubarões. Em vez de um dispositivo científico colocado por biólogos marinhos, alguns especularam que era uma máquina para controlar a mente dos tubarões. Obviamente, o governo de Israel negou saber comunicar com bichos.

10. A alunissagem foi um filme de Stanley Kubrick

A alunissagem foi um filme de Stanley Kubrick

A chegada do primeiro homem na lua foi um evento tão incrível que muita gente não acreditou que foi real. Mas, se não aconteceu, como foi que a NASA conseguiu criar vídeos tão realistas da alunissagem? Só podia ser obra do realizador de 2001: Uma Odisséia no Espaço, Stanley Kubrick!

Apesar da representação de Kubrick do espaço ser bastante diferente das imagens da NASA, a teoria da conspiração persistiu. Ainda hoje, muitas pessoas pensam que a alunissagem foi uma obra do cinema muito elaborada.

9. A Terra é plana (e a NASA está escondendo a verdade)

A Terra é plana (e a NASA está escondendo a verdade)

Esqueça o fato que Aristóteles provou que a Terra era redonda há cerca de 2300 anos e que o navio de Fernão de Magalhães deu a volta ao mundo há 500 anos. A Terra Redonda é apenas uma conspiração da NASA! Segundo alguns fãs da época medieval, nosso mundo é plano.

As razões para esse engano não são claras, mas provavelmente é um plano da NASA para dominar o mundo. Quem sabe, talvez os fundadores da NASA eram descendentes de Galileu Galilei e Nicolau Copérnico?

Veja também: A terra é plana? As 8 melhores experiências para fazer em casa.

8. Keanu Reeves é imortal

Keanu Reeves é imortal

O ator Keanu Reeves caiu na graça do povo recentemente mas alguns fãs levaram as coisas mais longe e declararam que ele é imortal. E não, não estão falando no sentido metafórico. O ator não ganhou muitas rugas nos últimos anos e isso tem gerado muita especulação sobre sua longevidade.

Existem duas correntes dentro dessa teoria. A primeira simplesmente afirma que ele parou de envelhecer depois que virou adulto. A segunda usa retratos de figuras históricas para provar que ele já existe há vários séculos. Para esses fãs, Keanu Reeves provavelmente foi o famoso rei medieval Carlos Magno!

7. O mundo é controlado pelos Illuminati

O mundo é controlado pelos Illuminati

Uma sociedade secreta antiga controla o mundo! Existem várias teorias assim mas a mais popular é sobre os Illuminati. Essa sociedade surgiu no século XVIII na Alemanha e durou pouco tempo. No entanto, o mito dos Illuminati perdurou. De acordo com a teoria da conspiração, essa sociedade já infiltrou os governos mais poderosos e provoca todo tipo de eventos ruins.

Para quem acredita nisso, “olho que tudo vê” dentro de um triângulo é considerado um dos símbolos dos Illuminati. Por isso, sempre que uma celebridade coloca as mãos em forma de triângulo perto de sua cara, a internet explode…

6. A Nova Ordem Mundial

A Nova Ordem Mundial

Sejam os reptilianos, os Illuminati, a NASA, a Maçonaria ou o próprio Anticristo, todos esses vilões das teorias da conspiração têm o mesmo objetivo: estabelecer a Nova Ordem Mundial. Nesse novo sistema, todo o mundo estará debaixo do governo ditatorial de um grupo maléfico.

Pessoas que acreditam nessa teoria geralmente desconfiam de qualquer grupo internacional, como a NATO, as Nações Unidas, a União Europeia e o Mercosul. Todo grupo que procura promover cooperação internacional poderá ser um agente na criação da Nova Ordem Mundial! A ideia que alguns governos poderão cooperar para para promover a paz e a democracia simplesmente não cabe na cabeça de certas pessoas.

5. Área 51: extraterrestres existem

Área 51: extraterrestres existem

Existe alguma evidência que extraterrestres existem? Não, mas algumas pessoas dirão que isso é porque o governo do Estados Unidos está escondendo os alienígenas. Onde? Na Área 51, uma base militar americana de operações super secretas.

A especulação sobre extraterrestres na Área 51 provavelmente surgiu porque é um lugar onde testam nova tecnologia aérea (alguns desses objetos voadores parecem mesmo naves alienígenas). Para quem curte Indiana Jones, a Área 51 também é o lugar onde a Arca da Aliança está guardada, mas isso é outra história…

4. Elvis Presley vive! (E Tupac e Michael Jackson também)

Elvis Presley vive! (E Tupac e Michael Jackson também)

Elvis Presley morreu com apenas 42 anos, em 1977. Ou será que não? Depois de sua morte, algumas pessoas afirmaram ter visto o cantor revolucionário, bem vivo! Daí surgiu o mito que ele tinha encenado sua morte, para fugir da fama.

Elvis não é a única celebridade que supostamente sobreviveu à “morte”. O rapper Tupac (assassinado em 1996, com 25 anos) e Michael Jackson (que morreu em 2009, com 50 anos) também têm sido alvo da mesma teoria de conspiração. Será que moram todos juntos em uma ilha deserta, com noites épicas de karaokê?

3. Paul McCartney e Avril Lavigne estão mortos

Paul McCartney e Avril Lavigne estão mortos

Encenar a morte é uma coisa mas esconder a morte é outro nível! Uma teoria muito estranha é que o cantor dos Beatles, Paul McCartney morreu em 1966 e, para manter a banda viva, foi substituído por um sósia. O rumor não durou muito tempo, porque sua voz obviamente não podia ser imitada, mas deu origem a outras teorias semelhantes sobre outras celebridades, incluindo a cantora Avril Lavigne.

A teoria da conspiração sobre Avril Lavigne continua bem viva hoje. Segundo esse mito, ela morreu em 2003 e foi substituída por uma mulher chamada Melissa Vandella. É por isso que ela parece que não envelhece…

2. AIDS foi uma criação dos Estados Unidos

AIDS foi uma criação dos Estados Unidos

Nos anos 80, quando o vírus da AIDS estava se espalhando rapidamente, surgiu uma teoria da conspiração que a doença tinha sido criada nos Estados Unidos como uma arma biológica. O vírus estava sendo testado em populações africanas e usado para destruir os inimigos da América.

A origem dessa teoria é ainda mais assustadora. Investigadores descobriram que era uma campanha de desinformação criada pelo URSS para enfraquecer a imagem dos Estados Unidos na Guerra Fria. A operação de fake news ficou conhecida como Operação INFEKTION (Infeção). Infelizmente, muita gente ainda acredita nessa mentira.

1. O Triângulo das Bermudas: a mãe das conspirações

O Triângulo das Bermudas: a mãe das conspirações

Quem nunca ouviu da parte mais perigosa do mar, onde navios e aviões desaparecem sem deixar vestígio? O Triângulo das Bermudas é uma região entre a costa da Flórida, nos Estados Unidos, e as ilhas Bermudas, onde (supostamente) coisas estranhas acontecem no mar.

Fenômenos da natureza estranhos, acontecimentos paranormais, raptos extraterrestres ou até influência da cidade perdida de Atlântida são algumas das explicações encontradas para o perigo dessa zona. Na verdade, o Triângulo das Bermudas recebe muito tráfego aéreo e marinho todos os dias e os poucos incidentes que têm ocorrido são fruto do mau tempo, mas uma teoria da conspiração é sempre mais interessante que a verdade, não é?