6 séries policiais brilhantes que já chegaram ao fim


Amy Gois

Quem não gosta de uma boa série policial? Hoje em dia temos muita escolha, com as mais variadas abordagens sobre a luta contra o crime. Mas existem algumas séries policiais antigas brilhantes, que não serão esquecidas. A vantagem destas séries é que você pode ver (ou rever) tudo do início ao fim sem ter de esperar vários meses por uma nova temporada.

1. CSI: Investigação Criminal (2000-2015)

CSI Investigação Criminal

A série CSI marcou toda uma geração e provavelmente influenciou muitos jovens a seguir uma carreira na ciência forense. A série segue as investigações da equipa do laboratório da polícia de Las Vegas. Recolhendo evidência do local do crime, os investigadores resolvem todo tipo de mistérios quase impossíveis de desvendar.

Com um formato que na altura era inovador, o CSI marcou o gênero policial. E para quem quer mais, a CSI teve vários spin-offs (que também estão todas terminados): CSI: Miami, CSI: Nova Iorque e CSI: Cyber.

2. O Mentalista (2008-2015)

O Mentalista

O Mentalista tem uma mistura brilhante de comédia, charme e brutalidade. O personagem principal é um consultor privado que ajuda a polícia, usando seus talentos como charlatão. Ele mente, manipula e analisa o carácter de todos para apanhar os culpados. Seus meios não são convencionais mas funcionam!

O charme do ator principal, Simon Baker, eleva a série para outro nível. E mais: a série teve a vantagem de ter tempo para concluir tudo direito, sem ser cancelado com muitos pontos por resolver.

3. Dexter (2006-2013)

Dexter

Antes de Hannibal, havia Dexter. O que acontece quando um psicopata assassino trabalha para a polícia? Muitos criminosos são mortos... Dexter distorceu os conceitos de herói e vilão em uma série de crime e terror inovador.

Atenção: a violência desta série não é para todos.

4. As Aventuras de Sherlock Holmes (1984-1994)

As Aventuras de Sherlock Holmes

Sim, há muitas adaptações fantásticas do detetive Sherlock Holmes. Mas todos concordam que esta série britânica é a mais fiel às histórias originais escritas por sir Arthur Conan Doyle. O ator Jeremy Brett se tornou o símbolo do Sherlock Holmes clássico.

Em uma época quando não havia internet, televisão nem todas as tecnologias da ciência forense, Sherlock Holmes resolve todo tipo de mistérios com o poder da dedução. Todo o gênio do detetive mais famoso do mundo é revelado nessa série.

5. Death Note (2006-2007)

Death Note

Pois é, não podemos nos esquecer do anime! Death Note segue a história de um rapaz genial que descobre que pode matar pessoas ao escrever seus nomes em um caderno especial. Então ele decide livrar o mundo de pessoas ruins... e de todos que o tentam parar.

A série também mostra os esforços do misterioso detetive “L” e sua equipa para apanhar o assassino. Para quem gosta de ler, esta série foi uma adaptação de um conjunto de livros de mangá com o mesmo nome.

6. MacGyver (1985-1992)

MacGyver

Este é mais um da equipa dos “velhos mas bons”. As armas do agente secreto MacGyver são... o seu conhecimento científico e tudo o que tiver à mão! Ele derrota todo tipo de criminosos com a ajuda de seu canivete e objetos normais, que toda a gente tem em casa.

Para quem gosta de ação, aventura e muita criatividade, a série MacGyver vale a pena rever. Esta é uma das poucas séries policiais que é boa para todas as idades.

Amy Gois
Licenciada em Comunicação Social,pelo Instituto Politécnico de Coimbra, em Portugal (2014). Escreve conteúdos para a internet desde 2015.