Você sabe quais são as redes sociais mais utilizadas no Brasil em 2019?


Ana Laura Cruz
Ana Laura Cruz
Mestre em Gestão e Estudos da Cultura

Pela primeira vez, o Facebook está sendo desbancado do seu lugar de líder de usuários das redes sociais. Qual será a que ganhou a preferência dos internautas? Descubra na lista abaixo.

Mas considerando que os brasileiros gastam em média 9 horas e 29 minutos por dia na internet, sendo 3 horas e 34 minutos deste tempo gasto em redes sociais, é fácil perceber que existe ainda outras redes sociais bastante populares no país.

Existem vários estudos sobre o comportamento do brasileiro na Internet. De acordo com o relatório Digital in 2019 realizado pela organização We Are Social, o Brasil possui um total de 140 milhões de usuários de mídias sociais.

Veja a seguir quais são as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros segundo o Social Media Trends 2019, da Rock Content:

8. Snapchat

snapchat

Muito popular entre os mais jovens, o Snapchat fez um grande sucesso no Brasil entre 2015 e 2016. Porém vem perdendo espaço desde que o Instagram lançou a opção de Stories em seu serviço. Em 2018, 11,3% dos brasileiros utilizavam a rede, mas em 2019 este número baixou para 3,4%.

7. Google+

O quê? Alguém usa o Google+? Pois é, usa sim. Mas a maioria dos usuários são inativos (cerca de 90%). Isto acontece porque o Google+ está atrelado ao Gmail. Se você tem uma conta no Gmail, provavelmente também tem uma conta na rede social, mesmo que não a use... Com isso, em 2018 o Google+ fazia parte da vida de 19,3% de brasileiros, sendo que em 2019 passou para 20,7%.

6. Pinterest

pinterest

O Pinterest vem crescendo bastante no mundo todo e, no estudo da Rock Content, foi utilizado por 39,6% dos entrevistados brasileiros em 2018. Com a tendência cada vez mais visual das redes sociais, apresenta potencial de crescer ainda mais, mesmo assim, de um ano para o outro apresentou uma pequena redução para 39% de usuários em 2019.

Se divirta com os 20 melhores jogos para Android!

5. Twitter

Outra rede que perdeu muitos utilizadores desde que foi lançada. O Twitter chegou a apresentar um rating de 88,5% em 2012, mas esta porcentagem desceu para 4,9% em 2018, segundo o Statista. Mesmo assim, pelos dados do Social Media Trends 2018, ele continuava a ser utilizado por 40,2% dos entrevistados, muito em situações de comentários de acontecimentos, como eventos esportivos, política e grandes premiações internacionais. Em 2019, este número desceu para 36,6%.

4. LinkedIn

linkedin

O LinkedIn pode ser descrito de uma maneira muito simples como o “Facebook profissional”. É a rede social com o foco mais sério de toda a lista e era utilizada por 62,1% dos entrevistados em 2018. Talvez pelas mudanças de funcionalidades que a tem deixado mais fácil de usar, como também a possibilidade de procurar vagas na plataforma, o LinkedIn foi a rede social que apresentou o maior crescimento de um ano para o outro e, em 2019, é utilizada por 67,2% dos entrevistados brasileiros.

3. YouTube

Mesmo que você utilize o Youtube somente como uma plataforma de vídeo, ele também é uma rede social que permite interação através de comentários e o acompanhamento de canais. Com 69,2% em 2018 e 72,3% em 2019, é a terceira rede social mais utilizada no país pela pesquisa da Rock Content nos dois anos analizados.

Descubra quais são os 15 maiores youtubers do Brasil à distância de um clique

2. Facebook

facebook

O Facebook foi a rede social mais utilizada no Brasil em 2018, com 95% dos entrevistados do Social Media Trends 2018 sendo usuários da rede. No entanto, em 2019 este número desceu para 92,1%, tendo sido ultrapassado por outra rede. Mesmo assim é muito difícil encontrar alguém que não faça parte desta enooorme comunidade. Ah, e o Facebook continua sendo o #1 do mundo!

Menções honrosas: WhatsApp e Messenger

Existe muita especulação sobre se o WhatsApp e o Messenger podem ser considerados redes sociais ou apenas aplicativos de comunicação. Para o Social Media Trends, eles não são redes sociais e, por isso, não entraram na lista.

whatsapp

Mas vale ressaltar que muitas pessoas utilizam os dois aplicativos como se fossem redes sociais (Bom dia, grupo!), sendo que o Messenger está atrelado ao Facebook e o WhatsApp conta com mais de 120 milhões de usuários no país!

1. Instagram

instagram

Tendo sido utilizado por 89,1% dos entrevistados em 2018 e crescido para 92,5% em 2019, o Instagram chegou ao primeiro lugar das redes sociais no Brasil. Também pudera, desde 2018 já era de longe o favorito dos utilizadores, com 17% a mais do que o segundo colocado no índice de satisfação. O nível de engajamento do Instagram é bastante superior aos das demais redes sociais, o que tem chamado bastante a atenção de anunciantes.

#saudades: Orkut

orkut

O Orkut foi a primeira rede social que tomou grandes proporções no Brasil. A rede social pertencente à Google tinha como objetivo se tornar popular nos EUA, mas foi no Brasil e na Índia que fez mais sucesso.

Com a ascensão do Facebook, o Orkut perdeu espaço e foi extinto em 2014. Hoje é possível visitar algumas das informações presentes na rede social através do museu de comunidades criado pela Google.

Veja também As 10 redes sociais com mais utilizadores no mundo

Ana Laura Cruz
Ana Laura Cruz
Mestre em Gestão e Estudos da Cultura, especializada em Comunicação Audiovisual desde 2009. Produz textos e eventos culturais. Viaja no mundo e na maionese, sempre que possível de carona.