As redes sociais mais utilizadas no Brasil em 2021


De acordo com o relatório Digital 2021, existem cerca de 150 milhões de usuários de redes sociais no Brasil. Os dados foram realizados a partir de uma pesquisa de janeiro deste ano e revelam que 70,3% da população brasileira utiliza alguma rede social no seu dia a dia. Entre as redes mais utilizadas no Brasil estão o Youtube, o Whatsapp, o Facebook e o Instagram.

1. YouTube

YouTube

Mesmo que você utilize o Youtube somente como uma plataforma de vídeo, ele também é uma rede social que permite interação através de comentários e o acompanhamento de canais. De acordo com a pesquisa Digital 2021, o Youtube foi utilizado por 96,4% das pessoas que responderam ao questionário, sendo a rede social mais utilizada pelos brasileiros no começo do ano.

2. Whatsapp

Whatsapp

O aplicativo de mensagens e chamadas de voz mais utilizado no Brasil é o Whatsapp e ele aparece em segundo lugar na pesquisa das redes sociais mais utilizadas no país. Lançado inicialmente em 2009, o aplicativo oferece desde 2017 a opção do story, que permite com que os usuários postem fotos ou vídeos curtos que desaparecem após 24 horas, semelhante ao Instagram e ao Facebook.

3. Facebook

Facebook

O Facebook continua sendo a rede social mais utilizada no mundo com cerca de 3 bilhões de usuários ativos mensais. No Brasil, apesar de ter perdido um pouco da popularidade, ele se encontra na terceira posição entre as redes sociais mais utilizadas no início de 2021 e continua sendo uma plataforma forte para publicidade e engajamento.

4. Instagram

Instagram

O site de análise de dados Statista aponta que existem cerca de 99 milhões de usuários brasileiros no Instagram. O Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia em relação ao número de usuários ativos nesta rede social. Ao longo dos anos, o Instagram ganhou diversos recursos para continuar relevante em relação às redes sociais mais novas, sendo a função mais recente o Reels, que possibilita com que os usuários compartilhem vídeos pequenos tal como o Tik Tok.

5. Facebook Messenger

Facebook Messenger

Integrado ao Facebook, o Messenger também pode ser considerado uma rede social a parte, pois possui hoje diversas ferramentas de conexão entre os usuários. Ele se encontra em quinto lugar entre as redes sociais mais utilizadas no Brasil no início de 2021, de acordo com a pesquisa Digital.

6. Twitter

Twitter

O Twitter já foi uma das redes sociais mais utilizadas entre os brasileiros em 2018, mas continua a perder usuários ao redor do mundo. Na pesquisa Digital 2021, ele configura em sexto lugar entre as redes sociais mais utilizadas no Brasil. O principal destaque do Twitter é a sua facilidade de uso. Essa rede é também conhecida pelo fácil engajamento entre marcas, celebridades e pessoas públicas com os fãs.

7. Tik Tok

Tik Tok

Lançado em 2016 na China, o Tik Tok tem se destacado entre as demais redes sociais pela quantidade de usuários que conseguiu atrair em um curto período de tempo. Estudos analíticos apontam que o aplicativo foi baixado por 2 bilhões de usuários somente no primeiro trimestre de 2020 e possui hoje mais de 7 milhões de usuários brasileiros.

8. Pinterest

Pinterest

Lançado em 2010, o Pinterest é uma rede social com grande ascensão ao redor do mundo e configura em oitavo lugar entre as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros em 2021. O site consiste em compartilhamento de fotos de acordo com os interesses dos usuários, como decoração, gastronomia, moda, entre outros. Muitas empresas têm ingressado no Pinterest pelo engajamento que o site proporciona.

9. LinkedIn

LinkedIn

O LinkedIn foi lançado em 2002 e é considerado hoje a maior rede social de negócios do mundo. Ele aparece em nono lugar entre as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros em janeiro de 2021 pela pesquisa Digital. Com mais de 270 milhões de usuários ativos, a rede é especialmente utilizada por estudantes universitários e empresas privadas.

10. Telegram

Telegram

O aplicativo de mensagens que mais cresce no Brasil é o Telegram, que está instalado em 45% dos smartphones brasileiros em 2021. Ele está na décima posição entre as redes sociais mais utilizadas no Brasil. Apesar da popularidade, o aplicativo ganhou mais usuários devido à instabilidade de outras redes de trocas de mensagens como o Whatsapp.

11. Skype

Skype

O Skype é na realidade um programa que permite com que os usuários se comuniquem através da conexão de voz e vídeo. Ele possui mais de 40 milhões de usuários ao redor do mundo e está na décima primeira posição entre as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros em 2021.

12. Snapchat

Snapchat

Muito popular entre os mais jovens, o Snapchat fez um grande sucesso no Brasil entre os anos de 2015 e 2016. Porém, vem perdendo espaço desde que o Instagram lançou a opção de Stories em seu serviço. A rede foi criada em 2001 e possui hoje cerca de 250 milhões de usuários ao redor do mundo.

13. Twitch

Twitch

O Twitch é um site de streaming que tem ganhado muita popularidade ao redor do mundo nos últimos anos. Ele possui mais de 140 milhões de espectadores mensais e o Brasil é o segundo país que mais utilizada essa rede em todo o mundo. Apesar de ser extremamente popular quando se trata da transmissão de jogos online ao vivo, a plataforma também possui outros nichos, como culinária, música, tecnologia e outros assuntos.

Veja também: