As 16 melhores praias de Santa Catarina para curtir o litoral 🏖️


Santa Catarina é um destino de várias praias magníficas, que possibilitam uma escolha variada, conforme a vontade e o perfil de cada viajante. Há desde praias paradisíacas, para se sentir isolado(a) do mundo, a praias badaladas.

Preparamos uma lista com as consideradas 16 melhores praias de lá, boa leitura!

1. Guarda do Embaú

Santa Catarina

Localizada no município de Palhoça, a Guarda do Embaú é um praia linda de Santa Catarina, especial para quem gosta de natureza. Há o rio da Madre que corta o caminho até o mar, possibilitando, em dias de maré baixa, uma caminhada pelo rio até o mar. Ainda, a praia está dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, o que garante vistas de tirar o fôlego.

Apesar de ser um local ideal para o sossego, há também muitas pessoas que escolhem Guarda do Embaú para reunir amigos. Assim, essa praia do litoral catarinense agrada a todos os públicos, sendo bastante frequentada.

2. Praia do Siriú

Santa Catarina

Situada na região de Garopaba, é outra praia que impressiona pela exuberância da natureza. Está integrada no Parque Nacional da Serra do Tabuleiro e é considerada zona de preservação ambiental. Um destino que proporciona tranquilidade em contato com o natural, sem haver excesso de bares ou restaurantes na beira do mar.

É também vista como uma boa praia para surfistas.

3. Lagoinha do Leste (Florianópolis)

Santa Catarina

Certamente uma das praias mais lindas de Santa Catarina e de Florianópolis inclusive. Para chegar lá, há três principais possibilidades: uma trilha íngreme de uma hora, uma trilha mais tranquila de três horas ou o uso de um barco saindo de Armação ou de Pântano do Sul. Portanto, não é fácil de chegar, mas há a garantia de vistas impressionantes para quem consegue ir.

Um local calmo, ideal para quem ama estar em contato com o mar e aventurar-se por trilhas.

4. Ilha do Campeche (Florianópolis)

Santa Catarina

Será que existe alguma regra de que, quanto mais longe e difícil de chegar no local, mais lindo ele será? Para a Lagoinha do Leste e para a Ilha do Campeche essa regra seria totalmente válida! Afinal, para ir até a Ilha do Campeche é necessário utilizar um barco, não podendo ser possível chegar a pé. Apesar disso, há muitas pessoas que proporcionam esse serviço na Barra da Lagoa para quem quiser ir até lá.

Além de ser um local mais isolado, garante uma paisagem apaixonante.

5. Daniela (Florianópolis)

Santa Catarina

Nessa praia, a tranquilidade e o descanso são imperativos. Quem busca ir para Daniela está, muitas vezes, procurando suas águas claras e calmas para relaxar. Para quem gosta de caminhadas, há, a uma curta distância, a praia do Forte, boa para alongar o passeio.

Uma praia de Santa Catarina ideal para a família.

6. Praia do Rosa

Santa Catarina

Uma praia linda da região de Garopaba. No verão, costuma ser frequentada tanto por famílias quanto por surfistas, que encontram, na praia do Rosa, um pouco do paraíso na terra.

A água do mar é clara, há uma linda vegetação ao redor e o mar costuma revezar entre dias agitados e dias mais calmos, atendendo aos vários públicos que escolhem essa praia.

7. Praia Mole (Florianópolis)

Santa Catarina

Uma das praias favoritas pelos surfistas no litoral catarinense. Além do surfe, há também quem aproveite os constantes ventos para pular de parapente. Pelas fortes ondas, não é muito recomendada para crianças.

Boas ondas, grupos de amigos e jovens por todos os lados: uma praia animada.

8. Praia do Moçambique (Florianópolis)

Santa Catarina

A maior extensão de areia do litoral de Florianópolis: 14 km desde a Barra da Lagoa. Localizada no Parque Estadual do Rio Vermelho, é uma verdadeira reserva natural. Um local escolhido para passar o dia, para surfar e para fazer trilhas. Não há restaurantes nem entradas para carro, a proposta é de preservar o local e mantê-lo o mais intacto possível.

Ideal para quem gosta de fazer trilhas e estar em sossego na natureza.

Veja também mais praias do litoral brasileiro: Conheça as 10 melhores praias de Ubatuba para curtir as suas férias!

9. Praia dos Ingleses (Florianópolis)

Santa Catarina

Com um mar de águas cristalinas, a praia dos Ingleses é mais movimentada, tendo uma boa circulação de turistas, principalmente no verão.

Uma excelente opção de praia em Santa Catarina para família, em razão de o mar ser mais calmo e de ter uma boa infra-estrutura ao redor do local.

10. Canasvieiras (Florianópolis)

Santa Catarina

Uma praia bilíngue pelo grande número de latino-americanos que a elegem para veraneio. Pelas ruas e pela areia, é possível ver um grande número de argentinos, chilenos, paraguaios e uruguaios.

Com um mar quente e tranquilo, a praia é escolhida por muitas famílias que têm crianças. Ainda, é também uma região com muitas opções de locais para dormir e comer, tendo diversos tipos de valores para diferentes públicos.

11. Praia da Galheta (Florianópolis)

Santa Catarina

Uma praia com uma opção mais curiosa na lista: o nudismo. É mais isolada, sendo somente acessada por trilhas a partir da praia Mole.

Indicada para quem gosta de estar em contato com o mar e a vegetação, sem grandes multidões ao redor.

12. Jurerê (Florianópolis)

Santa Catarina

Uma praia conhecida pelos hotéis luxuosos e pelas mansões que foram construídos ao longo dos anos. Grandes festas costumam ser realizadas por lá, sendo um dos principais locais de comemoração do ano novo em Florianópolis.

Para além de todo o luxo que é concentrado nesse ponto do litoral catarinense, a praia costuma ter um mar calmo e de água cristalina, indicado para crianças.

13. Praia da Sepultura

Santa Catarina

Uma das praias mais bonitas de Santa Catarina, localizada em Bombinhas. Com águas claras e tranquilas, muitas pessoas buscam esse destino para a prática do Snorkel.

Famílias e casais costumam lotar essa praia no verão.

14. Costão do Santinho (Florianópolis)

Santa Catarina

Com uma reserva ecológica e um famoso resort, o Costão do Santinho é um local especial para pessoas que buscam descansar e relaxar por algum tempo.

Há bonitas trilhas para se fazer, assim como festas para quem busca algo mais agitado.

15. Balneário Camboriú

Santa Catarina

Localizado mais para o norte de Santa Catarina, é uma verdadeira cidade grande, repleta de diversas opções e de prédios muito altos. É uma boa alternativa para pessoas que gostam de estar perto do mar sem se desconectar das atrações que uma cidade movimentada pode ter.

Ao redor do balneário, há praias que atendem a todos os viajantes: desde a praia dos Amores, mais tranquila, até a praia Brava, famosa pelas festas.

16. Praia da Barra de Ibiraquera

Santa Catarina

Praia localizada em Imbituba, frequentada por diferentes públicos.

Os ventos proporcionam a realização de esportes como o windsurfe e kitesurfe. Para famílias com crianças, há a alternativa da lagoa que fica ao lado, mais quente e tranquila.

E aí, qual praia de Santa Catarina é ideal para você?

Se ainda quiser pensar em outros destinos, recomendamos esse artigo:

Os 16 melhores resorts All-Inclusive do Brasil para você relaxar e aproveitar as férias