As 23 melhores praias do Nordeste para se sentir no paraíso 🏝️


Há quem prefira Florianópolis ou Rio de Janeiro, mas ninguém em sã consciência deixaria de considerar o Nordeste como um dos melhores litorais do Brasil.

Areia branquinha, água calma e sol praticamente o ano inteiro: as praias nordestinas são um paraíso. Seja para descansar com a família, curtir um romance ou se jogar nas baladas, o litoral do nordeste vai te conquistar. Sem falar nas fotos incríveis que você vai ter para o resto da vida!

As praias mais bonitas de cada estado do Nordeste

Definição de missão quase impossível: escolher só duas praias por estado.

Praias de Alagoas

Disseram que o caribe veio parar em Alagoas. Será?

1. Praia de Antunes - Maragogi

Praia de Antunes Maragogi

Na Praia de Antunes, o mar é azul turquesa e a orla é enfeitada por coqueiros, mas o diferencial deste lugar é que, quando a maré está baixa, você pode caminhar por onde o mar estava e encontrar pequenos animais marinhos e descobrir cenários fantásticos.

Maragogi é uma cidade alagoana que recebeu o apelido de caribe brasileiro por conta de seu mar de águas cristalinas e sua areia muito branca e fina. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais que permitem a observação de recifes de corais.

2. Praia do Patacho – São Miguel dos Milagres

Praia de Patacho
Foto: Edson Carvalho

Paraíso parece ser o termo certo para definir as praias alagoanas da região da Costa dos Corais. A Praia do Patacho ainda é uma praia bastante sossegada, sem muitos turistas e sem grande agitação. Assim como a Praia de Antunes, a maré baixa forma piscinas naturais e permite andar mar adentro e conhecer melhor a fauna marinha.

A orla tem tantos coqueiros que é importante ficar atento à sombra que eles fazem na areia. Afinal, um bronzeado sempre cai bem, não é?

Praias da Bahia

A Bahia tem a maior faixa litorânea do Brasil, com 932 km. É beleza que não acaba mais.

3. Praia do Espelho - Curuípe

Praia do Espelho - Curuípe
Via Guia de Destinos

Localizada no litoral sul da Bahia, a Praia do Espelho é a queridinha de muitos famosos. Durante o dia, você encontrará a paisagem exuberante que mistura a água do mar esverdeada e as falésias com a estrutura dos gazebos e espreguiçadeiras espalhadas pela faixa de areia.

À noite, o lugar ganha um clima mais romântico, com velas e música.

4. Praia de Bainema - Ilha de Boipeba

Praia de Bainema

O acesso até a praia é difícil. Primeiro, é preciso chegar até a ilha, de lá, é preciso atravessar um mangue e só então você chegará às águas tranquilas da Praia de Bainema. A parte boa é que todo o trajeto até lá é muito bonito.

O lugar é perfeito para mergulhar e para fazer longas caminhadas pela areia.

Praias do Ceará

Fãs de Jeri, infelizmente as lagoas não podem entrar nesta lista, mas a Lagoa do Paraíso continua sendo incrível!

5. Praia do Morro Branco - Beberibe

Praia do Morro Branco

O cenário não poderia ser mais cearense: a praia está escondida entre falésias e dunas. As areias coloridas de lá servem de material para o artesanato local.

A praia é ótima para a prática de kitesurf e windsurf.

6. Praia de Canoa Quebrada - Aracati

Canoa Quebrada
Foto: Rafa Tecchio

Nos anos 70, Canoa Quebrada tornou-se um reduto hippie onde rolavam muitas festas, muito misticismo e contato com a natureza. O ambiente é rodeado de falésias avermelhadas e o vento permite a prática de kitesurf e windsurf.

Praias do Maranhão

Se a lista fosse "os mais lindos lençóis", só dava o Maranhão!

7. Praia de Lençóis - Barreirinha

Praia de Lençóis

A água é quente, a areia é fina e o mar e o céu às vezes se confundem. Tudo isso é maravilhoso, mas talvez ainda melhor seja a localização da Praia de Lençóis: estão juntos o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, o Rio Preguiças e o mar. Capricho do universo, né? A vista de cima deve ser incrível!

8. Praia de Atins - Atins

Praia de Atins

Atins é incrível basicamente pelos mesmos motivos que a praia de Barreirinha: além da beleza da praia, a diversidade do entorno deixa a experiência ainda mais perfeita. Não deixe de curtir um mergulho dos lençóis maranhenses!

Praias da Paraíba

Imagina um forrózinho em uma dessas praias?

9. Praia de Tambaba - Conde

Praia de Tambaba

Nem só de águas mornas vive o turista, mas também da curiosidade de conhecer uma praia de naturismo. Isso mesmo! A Praia de Tambaba tem uma área exclusiva dedicada aos que gostam de andar nus. O espaço é controlado por fiscais e possui algumas regras, como a proibição da entrada de homens sozinhos.

Uma outra parte menor da praia é para os turistas comuns e é tranquila para levar a família.

10. Praia de Tabatinga - Conde

Praia de Tabatinga
Foto: Erick Feitosa/ via Flickr

Também no município de Conde, a Praia de Tabatinga é o destino certo para quem não se aventurar na concorrida Praia de Tambaba. Com uma faixa de areia maior, o cenário é muito parecido com o da praia vizinha: coqueiros, falésias, corais e água clara e calma.

Praias de Pernambuco

Pernambuco não se contenta com pouco. Não bastasse ter Fernando de Noronha no catálogo de belezas naturais, pegou Porto de Galinhas para ele também. Ele é desses.

11. Praia da Vila - Porto de Galinhas

Praia da Vila Porto de galinhas
Via Rosanetur

A região de Porto de Galinhas ficou famosa pelas águas calmas e cristalinas e pelas piscinas naturais ideais para quem quer ter as primeiras experiências com mergulho ou snorkeling. Os peixes não ficam nada acanhados com a presença dos turistas e você vai poder fazer fotos incríveis.

A Praia da Vila é a mais famosa e mais cheia da região, mas o passeio vale à pena. À noite, não perca a oportunidade de dançar um bom forró.

12. Praia dos Carneiros - Tamandaré

Praia dos Carneiros

Pertinho de Porto de Galinhas, está localizada a Praia dos Carneiros. A água do mar é esverdeada e nos arredores há muitos coqueiros, mas o lugar ficou conhecido não só por suas belezas naturais, mas também porque tem uma capelinha dedicada a São Benedito erguida na areia que dá um charme todo especial ao ambiente.

Praias do Piauí

O Piauí tem a menor faixa litorânea do país, com apenas 66 km.

13. Praia da Barra Grande - Cajueiro da Praia

Praia da Barra Grande
Foto: Ana Raquel S. Hernandes/ Via Flickr

Barra Grande é um lugar para relaxar. Você já deve ter adivinhado que a areia é branca e a água é morna e azul turquesa. Sim, mas há algo de mágico neste lugar que faz o tempo passar mais devagar. As pessoas sorriem, a gastronomia é daquelas que te fazem querem mudar de vida (e para o Piauí!) e os ventos fortes são ideais para o kitesurf. Ah, você vai encontrar muitos cavalos-marinhos!

14. Praia da Pedra do Sal - Parnaíba

Pedra do Sal
Via: Conheça o Piauí

A praia é uma das favoritas dos moradores da região e dos turistas para ver o pôr do sol e há quem diga que é o entardecer mais bonito do Piauí. A praia tem grandes rochas graníticas onde, ao fim do dia, é possível ver o sal marinho que a água deixou acumular ali. Daí o nome do lugar.

Praias do Rio Grande do Norte

Quem não quer morar no litoral potiguar?

15. Baía dos Golfinhos - Tibau do Sul

Baía dos Golfinhos
Foto: Rafael Vianna Croffi/ Via Flickr

Ao lado da famosa Praia da Pipa, a Baía dos Golfinhos é um espetáculo por conta dos seus animais visitantes, como o nome já entrega. Os golfinhos nadam e saltam pela manhã ou ao final da tarde, fazendo a alegria dos turistas.

A praia é bem sossegada e você pode alugar um caiaque para dar uma volta por ali.

16. Praia de Genipabu - Estremoz

Praia de Genipabu

Pertinho de Natal, a praia está localizada dentro do Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu que conta também com dunas e uma lagoa. Por lá você pode andar de buggy, escorregar pelas dunas e até andar de camelo.

Praias de Sergipe

Não dá para ser mais turista do que andar de buggy pelas dunas do nordeste.

17. Praia do Saco - Estância

Praia do Saco

A praia de areia fina e águas calmas fica quase na divisa do estado com a Bahia. Se estiver em busca de um pouco mais de emoção, faça um passeio de buggy pelas dunas até as lagoas. O visual é incrível!

18. Praia das Dunas - Estância

No mesmo município da Praia do Saco, a Praia das Dunas ainda é pouco conhecida pelos turistas e é mais frequentada por pescadores. Se você quiser a certeza de um lugar tranquilo e quase deserto, vá para lá. As dunas de areia branquinha contrastam com a água bem azul e vão garantir fotos maravilhosas.

Extra mais que merecido: Fernando de Noronha

É verdade... Fernando de Noronha pertence à Pernambuco, mas esse paraíso merece um lugar especial na nossa lista, não merece?

19. Praia do Sancho - Fernando de Noronha

Praia do Sancho
Foto: Marina Feldhues/ Via Flickr

Considerada a praia mais bonita do Brasil e eleita por quatro vezes como a melhor praia do mundo pelos usuários do TripAdvisor, a Praia do Sancho é cercada por vegetação nativa, tem areia branca e água esverdeada. O acesso só pode ser feito por barcos regulamentados ou por escadas com mais de 50 metros de altura.

Em alguns meses do ano, formam-se cachoeiras no paredão que circunda a praia.

20. Praia do Leão - Fernando de Noronha

Praia do Leão
Foto: Danilo de Castro/ Via Flickr

Olhe bem por onde pisa, porque esta é a praia preferida das tartarugas para botarem seus ovos em Fernando de Noronha. A Praia do Leão não é tão conhecida pelos turistas, mas é sem dúvida uma das mais bonitas do arquipélago. Lá o sossego reina e você poderá ver vários animais, principalmente aves.

A areia é avermelhada e o mar é daquele verde-azulado que só Noronha tem.

As praias mais badaladas do litoral nordestino

festa praia

Cansou de beber água de côco e quer agito? O Nordeste tem também!
Essas praias fazem sucesso com os turistas, são ótimas para conhecer gente nova e sempre têm boas festas.

21. Praia de Ponta Verde - Maceió

Como uma boa praia urbana deve ser, Ponta Verde tem uma boa estrutura com bares, quiosques, restaurantes, além de ser muito bonita. Muitas pessoas passam por lá diariamente para fazer exercícios, andar de patins ou mesmo para uma caminhada relaxante no fim de tarde.

Alguns dos bares têm música ao vivo e favorecem o ambiente de romance.

22. Praia da Pipa - Tibau do Sul

Como a região da Pipa está sempre cheia de surfistas, mesmo durante o dia a praia já tem um clima jovem, com meninas bonitas e vários atletas. No fim da noite, as pessoas se reúnem na Avenida dos Golfinhos para conversar e beber e depois partem para as baladas da região.

23. Praia de Jericoacoara - Jijoca de Jericoacoara

Jeri, chegou sua vez!

Você pode até ficar relaxando nas redes durante o dia, mas não pense que Jericoacoara é só calmaria. Lá é o lugar certo para conhecer aquela pessoa que vai fazer seu coração doer depois que o verão terminar. A praia é cheia de bares e quiosques e à noite rolam várias baladinhas com DJ.

Concordou com a nossa lista? Qual desses paraísos você já conheceu?

Para outras paisagens de tirar o fôlego, veja também:

As 10 paisagens mais espetaculares do Brasil