Conheça as 10 melhores praias de Ubatuba para curtir as suas férias!


Ana Laura Cruz
Mestre em Gestão e Estudos da Cultura

Ubatuba é um recanto de belezas naturais com mais de 100 praias para você aproveitar, isso sem contar as ilhas ao redor!

Localizada no extremo norte de São Paulo, na divisa com o Rio de Janeiro, o balneário tem lugar para todos os estilos de turistas e é considerado um patrimônio da Humanidade reconhecido pela UNESCO.

Com tantas praias fica até difícil escolher quais visitar, por isso preparamos uma lista com as 10 melhores praias de Ubatuba:

10. Praia do Félix

felix
Fonte: Loucos por Praia

Dá para dividir a Praia do Félix em duas: de um lado você encontra o mar bem calmo, quase uma piscina natural. Ali tem uma grande faixa de árvores que  fazem sombra na areia e é a parte mais movimentada da praia. Do outro lado, o mar já fica mais agitado. Mais ondas, mais surf. É também o canto com menos gente e menos sombra, bom para quem quer sossego e pegar sol.

9. Praia Vermelha do Norte

vermelha
Foto: Deyves Martins

Muito bonita, mas perigosa! A Praia Vermelha do Norte tem ondas bastante fortes que formam tubos. É perfeita para a prática de surf! Porém não é aconselhável para o passeio com crianças, pois o mar é agitado demais para banhistas.

8. Praia Brava

praia brava
Fonte: Melhores Destinos

Para chegar na Praia Brava é preciso percorrer uma trilha bem tranquila. Antes de entrar na trilha, você já vê a praia de cima, através de um mirante natural que lhe dá uma vista panorâmica do mar e as maravilhas que lhe aguardam lá embaixo. Não há bares na praia, então é sempre bom levar um lanchinho e bebidas de casa.

7. Praia da Fazenda

fazenda
Fonte: Loucos por Praia

Cenário de algumas produções audiovisuais famosas do país, como A Muralha, Casa das Sete Mulheres, Ilha do Castelo Rá Tim Bum, entre outros. A Praia da Fazenda possui uma longa faixa de areia, perfeita para praticar esportes e ondas na medida certa para bons banhos.

Veja também os 16 melhores resorts All-Inclusive do Brasil para você relaxar e aproveitar as férias

6. Praia do Bonete

bonete

Para quem busca um intenso contato com a natureza, a Praia do Bonete é um destino formidável! Ela faz parte do trajeto da Trilha das 7 Praias e tem um dos caminhos mais tranquilos de se fazer, seguindo do canto esquerdo da Praia da Lagoinha. Mar calmo, vegetação ao redor, poucas pessoas, um lugar perfeito para a natureza com tranquilidade.

5. Praia do Itamambuca

itamambuca

Uma das praias mais famosas de Ubatuba, a Praia do Itamambuca é onde acontece todos os anos o Campeonato de Surf e costuma ter boas ondas para o esporte durante o ano todo. É também palco do encontro das águas do Rio Itamambuca com o mar.

4. Praia das Conchas

conchas
Foto: Flávia Barros

Também chamada de Praia do Lúcio, a Praia das Conchas leva este nome justamente por ser coberta de conchinhas. Para chegar lá, é preciso percorrer uma trilha um pouco difícil, mas curta, durante cerca de 10 min a partir da Praia do Félix. Durante a maré alta, a praia desaparece e é sempre um bom lugar para praticar mergulho.

Se encante com as 15 melhores praias do Brasil! Confira aqui!

3. Praia Domingas Dias

domingas dias
Foto: José Carlos Masagão

Em formato de ferradura, a Praia Domingas Dias é pequenina e deliciosa. No canto direito existe um córrego de água doce, perfeito para tirar o sal após o banho de mar. Para quem vai de carro, o acesso é através de um condomínio, onde é preciso se identificar e pagar estacionamento.

2. Praia do Cedro

praia do cedro

Na Praia do Cedro o mar é calmo e de águas cristalinas, perfeito para quem gosta de nadar com snorkel e observar os peixinhos. Também é um lugar onde se costuma praticar caiaque e stand up paddle. Pode-se chegar de carro e parar em dois estacionamentos, depois há uma descida de cerca de 15 min a pé.

1. Praia da Almada

almada
Fonte: Veja no Mapa

Fácil acesso e infraestutura, mar calmo e cristalino, mais uma grande faixa de areia fazem da Praia da Almada um dos lugares mais procurados por famílias em Ubatuba. É de lá que se começa o caminho até a Praia do Engenho. É também bastante preservada pelos moradores da região.

Se vai à praia, não se esqueça de ver também os 10 melhores protetores solares para proteger a sua pele!

Ana Laura Cruz
Mestre em Gestão e Estudos da Cultura, especializada em Comunicação Audiovisual desde 2009. Produz textos e eventos culturais. Viaja no mundo e na maionese, sempre que possível de carona.