12 museus em São Paulo que todo estudante precisa conhecer


Gosta de aliar diversão com conhecimento? Curte fazer passeios culturais? Então fique ligado nestas 12 dicas imperdíveis na cidade de São Paulo, que, entre outros atrativos, tem excelentes opções, muitas delas gratuitas, para quem gosta de museus. Além de relaxar e conhecer melhor a cidade, você aprimora seus saberes em diferentes áreas, das humanas às exatas.

1 - Museu de Anatomia Humana Professor Alfonso Bovero

Museu de Anatomia

Este museu pertence à Universidade de São Paulo (USP) e seu acervo é composto basicamente por peças anatômicas. O visitante também tem acesso à Cápsula Bovero, um espaço dentro do museu que reproduz os ambientes do gabinete e do laboratório de anatomia de Alfonso Bovero (1871-1937), importante professor de anatomia da atual Faculdade de Medicina da USP.

Entrada gratuita!

Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 2415 - Butantã

2 - Museu Afro Brasil

Museu Afro Brasil
Fachada do Museu Afro Brasil, que fica no Parque do Ibirapuera.

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, possui mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, fotografias e peças etnológicas sobre temas como religião, trabalho e arte. No Museu Afro, você tem a oportunidade de entrar em contato com uma das matrizes que formaram a nossa identidade cultural: a africana. Além das exposições, algumas delas temporárias, é sempre bom ficar ligado nos eventos e oficinas que acontecem por lá.

Gratuito aos sábados!

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Pq. do Ibirapuera (próximo ao Portão 10)

3 - Museu da Imigração

Museu da Imigração
Fachada do Museu da Imigração, localizado no bairro da Mooca, zona leste da cidade.

A migração, fenômeno que acompanha a história das sociedades humanas, é um dos temas mais discutidos hoje no mundo. Por isso, vale a pena conhecer o Museu da Imigração, que preserva a memória dos estrangeiros que passaram pela extinta Hospedaria de Imigrantes, onde hoje funciona o museu. Conhecer essas histórias é fundamental para compreendermos a nossa própria identidade nacional.

Gratuito aos sábados!

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 - Mooca

4 - Instituto Butantan

Instituto Butantan

O Butantan é garantia de um passeio super agradável. O instituto fica num parque que abriga ao todo três museus:

  • o Museu Biológico, onde o visitante pode observar animais vivos (como aranhas, serpentes, lagartos e insetos) em espaços que recriam seus habitats naturais;
  • o Museu de Microbiologia, focado na divulgação das pesquisas da instituição e na promoção da cultura científica;
  • o Museu Histórico, instalado no antigo laboratório do importante cientista Vital Brazil (1865-1950), cuja missão é preservar e divulgar ao público em geral a história da ciência e da saúde.

De quebra, você pode fazer um pique-nique no parque e visitar o Macacário, o Serpentário e o Reptário.

O acesso ao parque, ao Macacário, ao Serpentário e ao Reptário é gratuito! Há cobrança de ingresso para visitar os museus.

Endereço: Av. Vital Brasil, 1500 - Butantã

5 - Museu de Arqueologia e Etnologia da USP

MAE
Cerâmicas do acervo do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.

O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) possui um acervo arqueológico e etnográfico muito vasto. São aproximadamente 1,5 milhão de itens, de diferentes épocas e lugares. No MAE, você pode encontrar peças de etnologia africana e afro-brasileira, além de itens arqueológicos de povos europeus do Paleolítico e de civilizações pré-colombianas. Os objetos mais antigos datam de dezenas de milhares de anos! A partir desse acervo, são organizadas exposições abertas ao público.

Entrada gratuita!

Av. Professor Almeida Prado, 1466 - Cidade Universitária

6 - Museu da Matemática Prandiano

matemática

Como consta no próprio site, o Museu da Matemática possui uma "coleção de objetos que materializam ideias abstratas", além de quadros e outros itens que ajudam a reconstituir a história da matemática. O museu assume a função didática de tentar estimular o raciocínio matemático por meio de experimentos. Mais do que conhecer a história da disciplina, o objetivo do museu é pôr o visitante para experimentar as teorias. Para conhecer o museu, é necessário agendar a visita por telefone.

Endereço: Rua Gaspar Lourenço, 64 - Vila Mariana

7 - Museu de Zoologia da USP

Museu de Zoologia
Uma das salas do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.

Trata-se de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina, com mais de 10 milhões de itens preservados, alguns de espécies animais já extintas. Além de contar com uma enorme biblioteca especializada e servir de apoio para pesquisadores de todo o mundo, o museu organiza exposições para o público em geral e conta com atividades educativas sobre temas ligados à biodiversidade, evolução e sustentabilidade.

Endereço: Avenida Nazaré, 481 - Ipiranga

8 - Museu da Diversidade Sexual

Museu da Diversidade Sexual
Mostra "Será que el_ é", de 2017, que tratava da relação entre a comunidade LGBT e o Carnaval.

É o primeiro espaço dedicado ao tema na América Latina. Este museu trabalha com a divulgação da história e do patrimônio cultural (material e imaterial) da comunidade LGBT brasileira. Com isso, sua missão principal é a valorização da diversidade sexual e a promoção da cidadania. Além das exposições, há atividades culturais focadas em temas como a diversidade de gênero e a educação sexual.

Entrada gratuita!

Endereço: Estação República do Metrô, atrás da bilheteria. Piso Mezanino, loja 518

9 - Memorial da Resistência

Memorial da Resistência
O visitante pode conhecer as dependências carcerárias da antiga delegacia onde hoje funciona o Memorial.

Sediado no edifício onde funcionou por mais de quatro décadas o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP), o Memorial da Resistência é um espaço de preservação da memória tanto da repressão quanto da resistência política durante todo o período republicano brasileiro, com ênfase na ditadura militar iniciada em 1964. Portanto, não se trata propriamente de um museu, mas de um memorial: lugar dedicado à história, que conta com acervo documental, exposições e atividades educativas. Sua missão é a promoção de uma cultura em direitos humanos.

Entrada gratuita!

Largo General Osório, 66 - Santa Ifigênia

10 - Memorial da América Latina

Memorial da América Latina
A icônica "Mão" de Oscar Niemeyer, ao lado da passarela que une as duas praças do complexo arquitetônico.

Inaugurado em 18 de março de 1989, o Memorial da América Latina nasceu da colaboração de duas das maiores personalidades da história do Brasil: o antropólogo Darcy Ribeiro, responsável pela elaboração do conteúdo cultural, e Oscar Niemeyer, que projetou o conjunto arquitetônico. O espaço é imenso e é sempre bom estar informado da programação antes de dar um pulinho lá. Há uma biblioteca e inúmeras exposições, apresentações e eventos culturais. Destaque para o Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro, que conta com uma exposição permanente de milhares de itens de arte popular de diversos países latino-americanos.

Entrada gratuita!

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda

11 - Pinacoteca

Pinacoteca
Fachada do antigo Liceu de Artes e Ofícios, que hoje dá lugar à Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Para quem se interessa pelo estudo da arte e da história do Brasil, a Pinacoteca é um lugar excelente. Ali você encontra obras de importantes artistas brasileiros, desde o século XIX até a contemporaneidade. Fundado em 1905, é o museu mais antigo da cidade de São Paulo. Só o prédio já vale a visita. Construído no final do século XIX, ali funcionava o Liceu de Artes e Ofícios. Além das exposições, o museu conta com um Núcleo de Ação Educativa que promove atividades voltadas a diferentes públicos.

Entrada gratuita aos sábados!

Endereço: Praça da Luz, 2 - Luz

12 - Museu de Geociências da USP

Museu de Geociências da USP
Parte da exposição do Museu de Geociências da USP.

O Museu de Geociências da USP tem por objetivo promover a valorização do patrimônio geológico. Seu acervo mineralógico serve de apoio para pesquisadores e professores que usam as instalações do museu como um laboratório para aulas práticas. O acervo conta com 15 mil amostras de fósseis, rochas, meteoritos e minerais, dos quais aproximadamente 5 mil se encontram expostos para os visitantes.

Endereço: R. do Lago, 562 - Cidade Universitária - Butantã

Leia também: As melhores faculdades de medicina do Brasil (e do mundo) em 2018

As 15 melhores universidades públicas do Brasil em 2018