As 15 melhores universidades públicas do Brasil em 2018


Escolher a melhor universidade para ingressar é uma decisão muito grande, que nem sempre é fácil. Mas, se você for ambicioso e tiver boas notas, algumas universidades abrem mais portas que outras. Nessa lista, você vai encontrar as melhores universidades do país, de acordo com o Índice Geral de Cursos, uma avaliação criada pelo Ministério da Educação. As notas vão de 1 a 5.

Agora toca a estudar!

15. Universidade Federal do Ceará (UFC)

Universidade Federal do Ceará
Imagem de: Joelkaula

Nota: 3,79

Sediada em Fortaleza, a Universidade Federal do Ceará oferece uma boa variedade de cursos e pós-graduações. Desde 2001, a universidade também se tem expandido para o interior, para os cursos ligados às novas tecnologias. A UFC é conhecida pela pesquisa nas áreas de saúde e de engenharia.

14. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Universidade Federal de Santa Maria
Imagem de: Imagens SM

Nota: 3,81

Para quem quer estudar no Rio Grande do Sul, a Universidade Federal de Santa Maria é uma boa opção! Além de ser uma universidade de qualidade, a UFSM tem um planetário e faz um trabalho importante na área da paleontologia.

13. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Imagem de: Raphael Henrique Figueira

Nota: 3,91

O estado de São Paulo não tem falta de boas universidades! A UNESP é um aglomerado de faculdades espalhadas pelo estado. Reconhecida como uma das melhores universidades mais recentes, a UNESP oferece muitas opções para quem está pensando em ingressar

12. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Imagem de: Marcelo Horn / Subsecretaria de Comunicação Social - Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nota: 3,95

A UENF é uma universidade moderna e que consegue alcançar bons resultados. Com um estilo inovador, essa universidade é conhecida por ter liderado a criação de cursos à distância.

11. Universidade de Brasília (UNB)

Universidade de Brasília

Nota: 3,96

Será que existe lugar melhor para começar uma carreira na política ou em Direito que na capital? A qualidade do ensino na Universidade de Brasília é considerada muito alta e tem todas as vantagens de estar no centro político e administrativo do Brasil.

10. Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Universidade Federal de São Carlos
Imagem de: Lukaskk

Nota: 3,99

Essa é mais uma entre várias universidades boas do estado de São Paulo. A UFSCAR tem uma forte aposta nas ciências, com boas possibilidades para pesquisa. Desde sua criação, em 1970, a UFSCAR tem ganhado uma boa reputação.

9. Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Universidade Federal de Viçosa
Imagem de: Mateus S. Figueiredo

Nota: 4

Para os estudantes que gostam de Minas Gerais, a Universidade Federal de Viçosa é uma boa escolha! Desde sua fundação, a UFV tem se destacado na área da agricultura e outras ciências ligadas à terra. Seu curso de medicina também é uma das melhores do país.

8. Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Universidade Federal de Lavras
Imagem de: Anderson Laudelino Pereira

Nota: 4

Mais uma universidade mineira de qualidade, a Universidade Federal de Lavras oferece cursos presenciais e à distância. Para quem consegue entrar, a UFLA é uma boa opção para começar a construir uma carreira.

7. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade Federal de Santa Catarina
Imagem de: Lionel Baur

Nota: 4,08

A Universidade Federal de Santa Catarina é a grande referência acadêmica do estado! Sediada em Florianópolis, nos últimos anos a UFSC se tem expandido para o interior. O hospital da universidade é um ponto de contato importante com a comunidade local (e a vida real).

6. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Universidade Federal de São Paulo
Imagem de: Estadão Educação

Nota: 4,08

Além de ser o número 6 nessa lista, a UNIFESP é reconhecida a nível internacional como uma das melhores da América Latina. A universidade tem uma forte ênfase nas ciências biológicas e exatas.

5. Universidade Federal do ABC (UFABC)

Universidade Federal do ABC
Imagem de: Lucas Landin

Nota: 4,11

A Universidade Federal do ABC foi criada apenas em 2005 mas já é uma das melhores do país! Essa universidade aposta na inovação, usando uma organização diferente do ano letivo e promovendo a pesquisa em todas as fases de ensino. O trabalho de pesquisa da UFABC tem ganhado reconhecimento internacional.

4. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Imagem de: Omar Uran

Nota: 4,11

Como a primeira universidade federal do Brasil, a Universidade Federal do Rio de Janeiro tem uma história longa e prestigiada. Conhecida também como a Universidade do Brasil, a UFRJ é gigantesca e tem vários acordos de intercâmbios internacionais.

3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal de Minas Gerais
Imagem de: Andrevruas

Nota: 4,23

A Universidade Federal de Minas Gerais formou vários antigos presidentes do Brasil e tem uma longa lista de alunos que se tornaram famosos. A universidade também investe na mídia, com uma estação de rádio, um boletim semanal e produções televisivas.

2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Imagem de: Ricardo André Frantz

Nota: 4,3

Sediada em Campo Alegre a UFRGS ensina milhares de alunos todos os anos. A universidade tem centenas de laboratórios, dezenas de bibliotecas e seu hospital universitário é excelente.

Menção Honrosa: Universidade de São Paulo (USP)

Universidade de São Paulo
Imagem de: Sturm

É impossível falar de boas universidades sem mencionar a Universidade de São Paulo! A USP não faz parte da avaliação do MEC porque não realizou o teste ENADE mas é uma das melhores universidades do mundo. Em praticamente todas as áreas a USP é sinônimo de qualidade.

1. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Universidade Estadual de Campinas
Imagem de: Ricardosdag

Nota: 4,38

Se você quer fazer uma pós-graduação, a UNICAMP é o lugar certo para você! Essa universidade é um dos maiores centros de pesquisa do Brasil mas também tem cursos de graduação excelentes. Atualmente, apenas a USP consegue competir com a UNICAMP pela posição de melhor universidade do país.