As 30 melhores universidades do Brasil em 2019


Quer saber quais as melhores opções no Brasil para você continuar os seus estudos? O Ranking Universitário Folha 2019 (RUF) divulgou os resultados de suas pesquisas que levam em conta dados de 197 universidades de todo o país. Os critérios usados para a elaboração do ranking são: pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização.

Vamos conferir quais são as 30 melhores do Brasil?

30º PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

PUC PR
Crédito da Imagem: Paraná Portal - UOL

76,88 pontos

A PUCPR se destaca nos critérios mercado, que mede a preferência dos empregadores, e inovação, que leva em conta o número de patentes pedidas e as parcerias com o setor produtivo. Obteve a 17ª melhor nota no critério mercado e a 8ª em inovação.

29º UFPA - Universidade Federal do Pará

78,11 pontos

O que garante a 29ª colocação para a UFPA é o desempenho razoável em critérios valorizados no RUF, como pesquisa e mercado. Neste último quesito, a UFPA obteve a 25ª melhor nota dentre todas as universidades analisadas. É a melhor universidade da região Norte do Brasil.

28º UFLA - Universidade Federal de Lavras

78,40 pontos

Se dependesse só de ensino e pesquisa, a UFLA teria conquistado uma posição ainda melhor no ranking. Em ensino, é a 16ª melhor, e em pesquisa a 23ª. O critério que pesou contra foi mercado: 104ª posição.

27º UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

78,67 pontos

A boa colocação da UFES no ranking da Folha se deve a um desempenho razoável em todos os critérios, com destaque para inovação, em que obteve a 12ª melhor nota.

26º UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

79,31 pontos

Talvez os maiores destaques da UFJF sejam pesquisa e internacionalização (que mede a quantidade de citações internacionais e a coautoria com pesquisadores estrangeiros). Neste último quesito, obteve a 6ª melhor nota de todo o país.

25º UFU - Universidade Federal de Uberlândia

UFU
Crédito da Imagem: site da UFU

79,65 pontos

O melhor resultado da UFU dentre todos os critérios usados pelo RUF é ensino, no qual a Federal de Uberlândia conseguiu a 17ª melhor nota do ranking geral.

24º UEM - Universidade Estadual de Maringá

81,48 pontos

As boas notas em ensino e pesquisa, os dois critérios mais valorizados pelo ranking da Folha, dão à UEM a 24ª colocação. É a 6ª melhor dentre as universidades estaduais de todo o Brasil.

23º UEL - Universidade Estadual de Londrina

82,12 pontos

O bom desempenho nos indicadores mais valiosos do RUF, que são pesquisa, ensino e mercado, é o que dá à Estadual de Londrina o 23º lugar.

22º UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

82,57 pontos

Com boas notas em pesquisa, ensino e mercado, a UFRN é a 4ª melhor da região Nordeste. Em termos de internacionalização, obteve a 18ª melhor nota dentre todas as universidades do Brasil.

21º UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

83,16 pontos

Em ensino e pesquisa, os dois critérios mais valorizados pelo ranking da Folha, a Federal de Santa Maria vai muito bem. É a 15ª melhor do Brasil no quesito ensino e a 18ª no quesito pesquisa.

20º UFG - Universidade Federal de Goiás

UFG

83,58 pontos

A UFG vai bem quando o assunto é ensino e pesquisa, mas talvez o grande destaque da Federal de Goiás este ano seja o indicador mercado, que leva em conta a preferência do RH das empresas. Neste critério, a UFG é a 17ª melhor do país.

19º PUC Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

83,68 pontos

Com bons desempenhos em pesquisa, inovação e internacionalização, a PUC Rio é a 2ª melhor universidade privada do país. Se isolarmos o critério inovação, ocupa o 10º lugar. Em internacionalização, é a 5ª melhor.

18º PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

84,31 pontos

A melhor universidade privada do Brasil possui ótimas notas em todos os critérios analisados, com destaque para inovação, em que obteve a 9ª melhor avaliação dentre todas as universidades do país.

17º UFF - Universidade Federal Fluminense

86,66 pontos

A Federal Fluminense tem um desempenho ótimo em todos os critérios, mas sem dúvida o destaque é o quesito ensino, em que obteve a 13ª melhor nota.

16º UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

86,73 pontos

A Federal de São Paulo é a 10ª melhor em ensino, a 15ª em internacionalização e a 4ª em pesquisa, critério mais valioso do RUF. Mas no quesito mercado a UNIFESP está no modesto 88º lugar dentre as 197 universidades analisadas.

15º UFV - Universidade Federal de Viçosa

UFV

86,84 pontos

A Federal de Viçosa é a 2ª melhor universidade mineira, só atrás da UFMG. Seu bom desempenho se explica pelas ótimas avaliações em 3 critérios: é a 11ª em ensino, a 14ª em pesquisa e a 4ª em inovação.

14º UFBA - Universidade Federal da Bahia

86,95 pontos

A UFBA é a 3ª melhor universidade da região Nordeste. E isso se explica pelo bom desempenho em todos os critérios usados pelo RUF. O destaque da Federal da Bahia é o 12º lugar no indicador mercado.

13º UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

87,81 pontos

A 4ª melhor universidade estadual do país vai bem em todos os indicadores analisados, sobretudo em pesquisa, mercado e internacionalização. É a 10ª universidade preferida pelas empresas consultadas pelo Datafolha.

12º UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

89,15 pontos

A Federal de São Carlos se destaca nos dois critérios mais importantes do ranking da Folha: ensino e pesquisa. Obteve o 7º lugar em ensino e o 9º em pesquisa, dentre todas as universidades do país.

11º UFC - Universidade Federal do Ceará

89,47 pontos

A Federal do Ceará, a 2ª melhor universidade do Nordeste, tem ótimas avaliações em todos os critérios. Mas se destaca no quesito internacionalização, em que ocupa o 7º lugar.

10º UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

UFPE
Prédio da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco.

89,77 pontos

A melhor universidade da região Nordeste é a 7ª mais bem colocada no critério mercado. Em todos os outros critérios, a UFPE tem um ótimo desempenho.

9º UNB - Universidade de Brasília

91,21 pontos

A Federal de Brasília é a melhor universidade da região Centro-Oeste e apresenta desempenho muito bom em todos os critérios. Destaque para a 6ª colocação em ensino.

8º UFPR - Universidade Federal do Paraná

92,02 pontos

A Federal do Paraná é a 3ª mais bem avaliada da região Sul do Brasil. O critério no qual ela se destaca é inovação: o 3º melhor resultado do país.

7º UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

92,58 pontos

A UFSC é a 4ª melhor federal do país. Seu desempenho em ensino, pesquisa e internacionalização é excelente, garantindo-lhe o lugar entre as 7 melhores universidades do Brasil.

6º UNESP - Universidade Estadual Paulista

92,67 pontos

A 3ª melhor universidade estadual do Brasil tem excelente desempenho em todos os quesitos, mas em especial em pesquisa e na preferência do mercado em relação aos formandos. Em termos de pesquisa, é a 6ª melhor universidade do país.

5º UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFRS
Crédito da Imagem: site da UFRS

95,68 pontos

A melhor universidade da região Sul tem avaliações excepcionais em ensino e pesquisa, sendo a 3ª melhor do Brasil em ambos os indicadores.

4º UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

96,72 pontos

Além de ser a melhor universidade do estado, a Federal de Minas é a melhor do Brasil em ensino. Também chama a atenção seu desempenho no mercado, sendo a 2ª do país do ponto de vista dos empregadores.

3º UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

97 pontos

O desempenho da melhor federal do Brasil no RUF deste ano caracteriza-se pela regularidade: é a 4ª melhor em ensino, a 5ª em pesquisa, a 4ª na avaliação do mercado e a 4ª em internacionalização. Consegue o 1º lugar no critério inovação.

2º UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

97,09 pontos

A 2ª melhor universidade do país de acordo com o RUF 2019 obteve excelentes resultados em ensino, pesquisa e inovação, critérios nos quais é a 2ª melhor dentre todas as outras universidades analisadas.

1º USP - Universidade de São Paulo

USP
A Cidade Universitária, no bairro do Butantã, abriga grande parte das faculdades da USP.

98,02 pontos

A USP manteve a liderança do ranking. Em 2016 e 2017, a UFRJ tinha tomado o posto, reconquistado no ano passado pela estadual paulista. O que a faz a melhor de todas é o desempenho excelente em todos os critérios, liderando em pesquisa (o indicador que mais vale pontos no RUF) e mercado. É a 4ª melhor em ensino, a 2ª em internacionalização e a 7ª em inovação.

Leia também:

As 15 melhores universidades do mundo em 2019

As 20 melhores faculdades de Direito do Brasil em 2019