A terra é plana? As 8 melhores experiências para fazer em casa


Quando ninguém achava que era mais possível, a Teoria da Terra Plana voltou! Para os defensores dessa teoria, a terra redonda é uma conspiração da NASA e de outras agências governamentais para nos controlar. Usando muitos argumentos, desde explicações científicas muito complexas até a Bíblia, os terraplanistas têm ganhado destaque nos últimos anos.

Mas será que é preciso confiar na NASA e nas imagens de satélites para acreditar que terra é redonda? Não! Existem várias experiências simples que você pode fazer em casa para comprovar a realidade. Descubra por si mesmo se a terra é plana ou redonda...

(Aliás, que fique esclarecido: a Bíblia não diz em nenhum lugar que a terra é plana, mas algumas pessoas não entendem o conceito de metáfora.)

1. Navios no mar

Muito, muito tempo antes de a NASA existir, um filósofo grego chamado Aristóteles (que ficou conhecido por sua lógica e observações científicas) chegou à conclusão que a terra era redonda. Na época, ser terraplanista era a norma, mas Aristóteles observou algo que o fez pensar de forma diferente…

Experiência: Vá para a praia em um dia com boa visibilidade e observe os navios no mar. Leve um binóculo ou um bom telescópio para ver mais de perto o que acontece quando os barcos chegam à linha do horizonte.

Resultado: À medida que se afastam da costa, os navios parecem ficar mais pequenos mas quando chegam à linha do horizonte desaparecem a descer. É como se estivessem entrando dentro do mar. Primeiro o casco do barco desaparece, depois as velas e, por fim, desaparece o topo do mastro. O contrário acontece quando um navio aparece no horizonte.

Explicação: A terra é redonda. Quando olhamos em uma linha reta, sem nada a impedir a visão, conseguimos ver coisas a milhares de quilômetros de distância, como as estrelas. Se a terra fosse plana, os navios simplesmente iriam ficar cada vez mais pequenos à nossa vista, até não conseguirmos ver, mas com um telescópio muito forte, poderíamos vê-los até chegarem no seu destino! Os navios “descem” no mar porque estão seguindo a curvatura da terra.

terra plana navios

2. A linha do horizonte

Continuando com as experiências com o horizonte…

Experiência: Vá para a praia ou para algum lugar onde tudo é muito plano em volta, em um dia de boa visibilidade. Olhe para a linha do horizonte. Leve binóculo ou um telescópio para ver melhor o horizonte.

Resultado: Se for um dia de boa visibilidade, você verá uma clara divisão entre o mar (ou a terra) e o céu. Usando o binóculo, você não irá conseguir ver mais longe, apenas verá em mais detalhe.

Explicação: Se a terra fosse plana, você nunca veria uma clara linha do horizonte em um lugar plano. Ficaria tudo cada vez mais esfumado até você não conseguir distinguir entre o céu e o mar. Com o binóculo, você veria mais longe, com mais nitidez, mas o horizonte continuaria esbatido e indistinto. Você vê a linha do horizonte porque é a partir dali que você não consegue ver do outro lado da curva.

terra plana horizonte

3. As estrelas no céu

Ainda não está convencido? Esta prova é praticamente impossível de refutar!

Experiência: Para esta experiência, você vai precisar contatar um amigo que mora no hemisfério contrário ao seu (por exemplo, se você mora em São Paulo, procure um amigo nos Estados Unidos ou em Portugal). Em uma noite de céu limpo, cada um tire uma foto do céu ao mesmo tempo. Compare as estrelas nas duas fotos.

Resultado: Sua foto e a foto de seu amigo no outro hemisfério mostrarão estrelas diferentes. Por exemplo, na foto do hemisfério norte você não encontrará o Cruzeiro do Sul e no hemisfério sul você não encontrará a estrela polar.

Explicação: Por causa da curvatura da terra, pessoas em hemisférios diferentes veem partes diferentes do céu. Se a terra fosse plana, todas as pessoas no planeta iriam ver as mesmas estrelas no céu, porque todos estariam vendo a mesma parte.

terra plana estrelas

4. Suba um prédio (ou outro lugar alto)

Você alguma vez se perguntou por que os vigias dos navios sempre ficavam no alto do mastro? A resposta está ligada à curvatura da terra.

Experiência: Em um dia de céu limpo, vá para um lugar onde tudo em volta é muito plano, com uma estrutura alta no meio. Ex.: uma planície com uma árvore ou um prédio no meio; ou junto de um farol com vista para o mar. Leve binóculo ou um bom telescópio. Do nível do chão, veja até onde você consegue ver no horizonte. Depois suba a árvore ou o edifício e veja até onde você consegue ver.

Resultado: Do lugar alto você conseguirá ver mais longe do que ao nível da terra.

Explicação: Se a terra fosse plana, a distância da terra que você conseguiria ver do chão ou do alto de um edifício seria igual, desde que você usasse o mesmo binóculo. Como a terra é redonda, quando você sobe para um lugar mais alto você consegue ver um pouco mais longe, porque consegue ver um pouco mais da superfície curvada.

terra plana distância

5. Outros planetas

Desde que o telescópio foi inventado, os homens encontraram provas no céu que a terra é redonda. Basta observar outros planetas.

Experiência: Para esta, você vai precisar de um bom telescópio e um mapa do céu para encontrar alguns dos planetas no sistema solar. Observe por exemplo Vênus, Marte e Júpiter.

Resultado: Você verá que todos os outros planetas são redondos.

Explicação: Se todos os outros planetas que podemos observar são redondos, não há razão para crer que a terra é diferente.

6. Compare sombras

Fazendo esta experiência, um matemático grego chamado Eratóstenes calculou a circunferência da terra, no século III a.C. Mas não se preocupe, essa experiência não exige grandes conhecimentos de matemática.

Experiência: Procure duas varas de tamanho igual, duas fitas métricas e um amigo. Depois, um dos dois deve viajar na direção norte e o outro na direção sul, até estarem a uma distância de pelo menos 200 km. (Ou então contate um amigo a essa distância para participar da experiência.) Cada um encontre um lugar plano para plantar sua vara no chão. À mesma hora, meçam os dois a sombra projetada por cada uma das varas.

Resultado: Na mesma hora do dia, as duas sombras terão tamanhos diferentes.

Explicação: Em uma terra plana, as sombras teriam todas o mesmo tamanho à mesma hora do dia, porque as varas estariam todas ao mesmo ângulo do sol. Como a terra é redonda, as varas ficam a ângulos diferentes do sol, lançando sombras de tamanhos diferentes.

terra plana sombras

7. O fuso horário

É possível comprovar que a terra é redonda usando o WhatsApp!

Experiência: Ligue ou faça uma videochamada para um amigo do outro lado do mundo. Por exemplo, se você mora no Brasil, contate um amigo na Austrália, ou se você mora em Portugal, contate um amigo no Japão.

Resultado: Quando é de dia no seu lado do mundo, é de noite no outro lado do mundo.

Explicação: Como a terra é redonda, nem todas as partes do mundo estão viradas para o sol ao mesmo tempo. À medida que a terra roda, alguns lugares ficam iluminados enquanto que outros ficam na sombra. Se a terra fosse plana, toda a terra teria o mesmo horário. Ou então, se o sol fosse mais pequeno e iluminasse apenas uma parte da terra de cada vez, ainda seria visível no céu à noite, como uma luz de foco.

terra plana fuso horário

8. Lance uma câmera no espaço

Essa experiência é meio cara, mas se você quiser uma prova definitiva, comece a angariar os fundos. E não se esqueça de pedir permissão às autoridades locais, para garantir que você não vai interferir na rota de algum avião.

Experiência: Junte dinheiro e compre um balão meteorológico e uma câmera de filmar que pode transmitir à distância suas imagens para um computador. Antes de proceder, certifique-se que a câmera não tem nenhuma distorção de olho de peixe. Depois afixe a câmera ao balão meteorológico, de modo a que filme a terra em baixo. Ligue a transmissão da rodagem e lance o balão na atmosfera em um dia de céu limpo. À medida que o balão sobe cada vez mais, observe bem as imagens transmitidas pela câmera.

Resultado: Quando o balão chegar a certa altitude no céu, se não houver nuvens, a câmera mostrará a curvatura da terra.

Explicação: A terra é muito grande e nós estamos demasiado perto da superfície para ver sua curvatura. Mas, à medida que nos afastamos da e podemos ver mais da superfície terrestre, podemos observar claramente que a terra é redonda. Se a terra fosse plana, as imagens não iriam mostrar um aspeto arredondado.

terra plana espaço

Não se limite apenas a crer no que outras pessoas dizem. Agora que apresentamos a teoria, faça você mesmo o teste e descubra a verdade!

Aproveite e veja também: as coisas mais perigosas que vivem no seu quintal.