Os 12 melhores jogos para PSP (PlayStation Portátil)


1. God of War: Chains of Olympus

God of War Chains of Olympus

Ano: 2008
Gênero: ação

Em 2008, Chains of Olympus, o primeiro jogo da franquia lançado em console portátil, foi considerado o game do ano para PSP pelo site Metacritic, que reúne críticas de grandes especialistas em games. O jogo é mesmo excelente e mantém o mesmo nível dos capítulos principais de God of War para PlayStation.

O subtítulo do game já nos dá uma noção do que vem pela frente: Chains of Olympus significa “correntes do Olimpo”. A história se passa antes dos eventos de God of War (2005), quando o espartano Kratos, ainda servo dos deuses do Olimpo, acaba de perder sua família em circunstâncias trágicas.

2. Final Fantasy Tactics: The War of Lions

Final Fantasy Tactics The War of Lions

Ano: 2007
Gênero: RPG de estratégia

Jogo do ano para PSP de 2007, segundo o site Metacritic, Final Fantasy Tactics: The War of Lions é uma atualização para PSP do aclamado jogo de estratégia Final Fantasy Tactics lançado no final dos anos 90 para PS1.

Trata-se de um game de RPG tático jogado em turnos, como se fosse um jogo de tabuleiro. Dentre as mudanças em relação ao game de 98, estão os novos personagens e modos de jogo. Algumas melhorias foram feitas: tradução mais precisa do japonês para o inglês e aperfeiçoamento gráfico.

3. Grand Theft Auto: Vice City Stories

Grand Theft Auto Vice City Stories

Ano: 2006
Gênero: ação

Não se trata de uma mera transposição do jogo Vice City para PSP: há aperfeiçoamentos no novo game que não podem ser ignorados. Novos carros, armas, missões e melhorias na jogabilidade fazem desse jogo um queridíssimo dos fãs da série. Ganhou o prêmio de Melhor Jogo Portátil do ano de 2007, pela Golden Joystic Award.

A história, de forma bem resumida, é esta aqui: em 1984, em Vice City, Vic é expulso do exército e, sem lugar no mundo e precisando de grana, cai de cabeça no mundo do crime.

4. Metal Gear Solid: Peace Walker

Metal Gear Solid Peace Walker

Ano: 2010
Gênero: ação e stealth

Toda a excelência da série de ação e espionagem Metal Gear Solid pode ser encontrada nesse game, que conta com melhorias que fazem dele um dos maiores jogos para PSP de todos os tempos. O jogo é tão bom que foi eleito pelo site Metacritic o segundo melhor game para PSP de 2010.

O ano é 1974 e Big Boss (Naked Snake), juntamente com seus companheiros dos Militares Sem Fronteiras, embarca numa missão em plena selva da Costa Rica a fim de livrar o mundo de uma perigosa ameaça.

5. God of War: Ghost of Sparta

God of War Ghost of Sparta

Ano: 2010
Gênero: ação

Em 2010, os fãs da franquia foram contemplados com o sexto capítulo de God of Wars. O game mantém a excelência dos outros capítulos da série, com a inclusão de novos inimigos, novas armas e uma história cativante, que remonta à infância do guerreiro espartano e à raiz de seu ódio em relação aos deuses.

A história se passa após o primeiro God of Wars, quando Kratos mata Ares e assume o posto de Deus da Guerra no Monte Olimpo. Dessa vez, as aventuras do guerreiro envolvem seu irmão Deimos, aprisionado no submundo.

6. Shin Megami Tensei: Persona 3 Portable

Shin Megami Tensei Persona 3 Portable

Ano: 2006
Gênero: RPG

Muito bem avaliado pelos usuários e pelos críticos em sites como IMDb e Metacritic, Persona 3 Portable é aquele jogo viciante, cuja história é repleta de surpresas e se abre para muitas possibilidades.

A versão Portable traz uma novidade: você também pode escolher jogar com uma personagem feminina. A história é a mesma: você é um estudante que vive duas realidades bem distintas. De dia, estuda, interage com colegas, aprimora habilidades, adquire itens. À noite, durante a misteriosa Dark Hour, precisa controlar sua Person para lutar contra as Shadows.

7. Kingdom Hearts: Birth by Sleep

Kingdom Hearts Birth by Sleep

Ano: 2010
Gênero: RPG de ação

A trama de Birth by Sleep se passa 10 anos antes das aventuras do primeiro jogo da franquia, quando Sora tinha apenas quatro anos. Os protagonistas dessa prequela são os portadores da Keyblade Acqua, Terra e Ventus. Aliás, você poderá controlar qualquer um desses personagens, cada qual com um estilo de jogo diferente.

Esse RPG de ação é considerado pelos críticos um dos melhores jogos para console portátil, seja pela sua qualidade gráfica, seja pelas inovações de jogabilidade nas batalhas (como o Command System), que aperfeiçoaram e deram ares de novidade àquilo que já era ótimo.

8. Lumines: Puzzle Fusion

Lumines Puzzle Fusion

Ano: 2004
Gênero: puzzle

Lumines: Puzzle Fusion conseguiu aprimorar aquilo que já dava muito certo: jogos de raciocínio ao estilo Tetris, que faz a cabeça da galera desde os anos 80. Em Lumines, há quatro modos de jogo e a possibilidade de jogo multiplayer, com duelos eletrizantes, sem falar da trilha sonora que deixa sua experiência ainda mais empolgante.

Para quem nunca jogou nem Tetris nem Lumines, a ideia é basicamente esta: você maneja e empilha blocos, com o objetivo de quebrá-los. Se não tiver raciocínio rápido, corre o risco da pilha de blocos atingir o limite da tela - e aí, já era.

9. Crisis Core: Final Fantasy VII

Crisis Core Final Fantasy VII

Ano: 2008
Gênero: RPG de ação

Esse RPG de ação faz parte da compilação Final Fantasy VII, composta por três jogos. Crisis Core é uma prequela - ou seja, sua história antecede os eventos de Final Fantasy VII. Por isso, o jogo está cheio de revelações importantes sobre o passado dos personagens.

O jogo é muito elogiado por sua qualidade sonora e gráfica (as imagens são realmente espetaculares). Uma alteração importante desse jogo em relação aos anteriores é a introdução do sistema de combate em tempo real, que deixa o jogo mais dinâmico e com mais ação.

10. Wipeout Pure

Wipeout Pure

Ano: 2005
Gênero: jogo de corrida

Wipeout Pure é um jogo de corrida futurista em que você faz parte de uma liga de pilotos de corrida anti-gravidade. No ano de 2197, as corridas não são feitas com carros, mas com naves que fazem curvas em altíssima velocidade, alguns metros acima do asfalto.

Em Wipeout Pure, não basta ser um bom piloto: é preciso ter boa pontaria, já que nas corridas é possível atingir adversários com armas super potentes. O game é elogiado pelo seu visual incrível e pela jogabilidade viciante.

11. Grand Theft Auto: Chinatown Wars

Grand Theft Auto Chinatown Wars

Ano: 2009
Gênero: ação

Considerado pelo site Metacritic o melhor jogo de PSP de 2009, GTA: Chinatown Wars é um jogo bastante divertido, com ótimo roteiro e, claro, missões eletrizantes, seja a pé, de carro ou de lancha.

Dessa vez, a história gira em torno de Huang Lee, um jovem chinês cujo pai, um mafioso, acabou de ser assassinado. Lee viaja a Liberty City para se encontrar com o tio e lhe entregar uma relíquia da família. Chegando lá, ele sofre uma tentativa de assassinato e a relíquia se perde pela cidade.

12. Daxter

Daxter

Ano: 2006
Gênero: aventura, jogo de plataforma

Daxter é um spin-off da franquia de sucesso Jack and Daxter. Só que agora é o animalzinho laranja e super carismático, que acompanha Jack em suas aventuras, o protagonista da história.

Mas, dessa vez, Jack está preso, e Daxter é contratado para exterminar uma infestação de insetos em Haven City. Além de divertidíssimo, esse game de plataforma é muito elogiado por sua qualidade técnica, que não deixa nada a desejar aos games de consoles domésticos.

Gostou dessa lista? Então experimente ler estas também:

Atualizado em