As 20 melhores faculdades de Direito do Brasil em 2019


Saiu o Ranking Universitário Folha 2019 (RUF), com dados sobre as universidades e os cursos de graduação mais concorridos do Brasil. Em relação à avaliação das faculdades de Direito, além das já conhecidas avaliações de ensino e de mercado, a novidade deste ano é o indicador que leva em conta o número de aprovados no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Quer saber qual a melhor faculdade de Direito para você cursar a partir de 2020? Então confira o resultado:

20º UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Unisinos

Dentre as privadas, a Faculdade de Direito da UNISINOS é a 6ª melhor do Brasil e a 10ª mais bem avaliada no ranking geral no quesito mercado, que leva em consideração a opinião de profissionais de RH sobre preferências na hora de contratar funcionários. Na avaliação dos professores, é a 14ª mais bem avaliada.

19º PUC Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

PUC Rio

A Faculdade de Direito da PUC Rio se destaca na avaliação do mercado: se fosse levado em consideração só esse indicador, estaria na 4ª posição. Segundo a opinião dos professores entrevistados pelo Datafolha, a PUC Rio divide com a UNISINOS a 14ª colocação.

18º UNESP - Universidade Estadual Paulista

UNESP

Em qualidade do ensino, é a 15ª melhor do Brasil. Mas o que mais chama atenção na avaliação da Faculdade de Direito da UNESP é o desempenho de seus alunos no exame da OAB: neste quesito, a UNESP está isolada na 1ª colocação do ranking geral com 38 pontos.

17º UEL - Universidade Estadual de Londrina

UEL
Credito da Imagem: Agência UEL de Notícias

Além do excelente 17º lugar no ranking geral, a Faculdade de Direito da UEL se destaca no quesito professores com dedicação integral e parcial, no qual obteve a pontuação máxima (8,0).

16º UFG - Universidade Federal de Goiás

UFG
Crédito da Imagem: Jornal Opção

A Faculdade de Direito da UFG se destaca em dois indicadores: avaliação do mercado (ocupa a 10ª posição) e professores com dedicação integral e parcial (quesito no qual obteve a pontuação máxima).

15º UFBA - Universidade Federal da Bahia

UFBA

A Faculdade de Direito da UFBA obteve pontuação de 37,18 no indicador que mede o desempenho dos alunos no exame da OAB. A melhor colocada nesse critério, a UNESP, soma 38 pontos. Outro quesito em que a UFBA se destaca é professores com dedicação integral e parcial, em que obteve nota máxima.

14º MACKENZIE - Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mackenzie

O curso de Direito do Mackenzie é o 4º mais bem avaliado entre os cursos privados do Brasil. Ocupa a 1ª colocação na avaliação do mercado (que leva em consideração a opinião de profissionais de RH de empresas) e a 5ª posição na avaliação dos docentes, estando apenas 0,05 atrás do 1º colocado.

13º UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

UFSC
Crédito da Imagem: site da UFSC

A Faculdade de Direito da UFSC se destaca em 3 indicadores: qualidade de ensino, avaliação dos docentes e professores com dedicação integral e parcial - neste último, obteve a pontuação máxima. Em qualidade de ensino, ocupa a 6ª colocação no ranking geral. Em relação à avaliação dos docentes, empata com o Mackenzie na 5ª posição.

12º UFF - Universidade Federal Fluminense

UFF

O curso de Direito da UFF não é o melhor em nenhum dos critérios, mas se destaca por um desempenho razoável em vários indicadores, como qualidade do ensino, avaliação dos professores, avaliação do mercado e desempenho de seus estudantes no exame da OAB. No critério professores com dedicação integral e parcial, obteve a pontuação máxima: 8,0.

11º FGV-Rio - Escola de Direito do Rio de Janeiro

FGV Rio
Crédito da Imagem: jota.info

A 11ª melhor Faculdade de Direito do país é a 7ª colocada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação. Outros indicadores em que FGV-Rio se destaca são avaliação dos docentes (10º lugar) e desempenho no exame da OAB (5º lugar).

10º UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

uerj

A Faculdade de Direito da UERJ vai muito bem em todos os indicadores, exceto no quesito professores com dedicação integral e parcial. É a 10ª mais bem avaliada nos critérios qualidade do ensino, avaliação do mercado, avaliação dos docentes e mestrado e doutorado (que mede a quantidade de professores com esses títulos).

9º PUC SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

puc sp

A Faculdade de Direito da PUC-SP é a mais bem avaliada no quesito avaliação do mercado, com 18 pontos, e a 3ª melhor no critério avaliação dos docentes, com 18,97. Apesar disso, o desempenho de seus alunos no Enade não é dos melhores (fica entre as posições 201 e 250 no raking) e o mesmo se pode dizer em relação à prova da OAB (fica em 41º lugar).

8º UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

UFRGS
Crédito da Imagem: site da UFRGS

A Faculdade de Direito da UFRGS consegue ter notas razoáveis e boas em todos os critérios de avaliação. Os destaques são qualidade do ensino e avaliação dos docentes. No quesito professores com dedicação integral e parcial, divide a 1ª posição com outras faculdades.

7º UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

UFPE

Ocupando a 7ª colocação, a Faculdade de Direito da UFPE tem desempenhos excelentes em alguns indicadores, como professores com dedicação integral e parcial, avaliação do mercado e nota na prova da OAB. Neste último quesito, é a 2ª melhor do país, ficando atrás apenas da UNESP. É a 4ª mais bem avaliada por funcionários de RH das empresas ouvidas pelo Datafolha.

6º UFPR - Universidade Federal do Paraná

UFPR

A Faculdade de Direito da UFPR tem bom desempenho em todos os critérios, exceto no Enade, em que figura na 87ª posição no ranking geral. Mas em termos de qualidade do ensino, avaliação do mercado, avaliação dos docentes e professores com dedicação integral e parcial, está entre as 10 melhores do país.

5º UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

UFRJ

A Faculdade de Direito da UFRJ vai muito bem em qualidade do ensino (é a 5ª melhor), avaliação do mercado (é a 4ª melhor) e avaliação dos docentes (5º lugar). No quesito professores com dedicação integral e parcial possui a nota máxima. Só não vai tão bem assim nos critérios Enade (45º lugar) e OAB (35º).

4º UNB - Universidade de Brasília

UNB

A Faculdade de Direito da UNB, a 4ª melhor do país, vai muito bem em todos os critérios. É a 4ª melhor em qualidade de ensino, a 5ª melhor na avaliação dos professores e seus alunos obtiveram o 3º melhor resultado no Enade.

3º FGV-SP - Escola de Direito de São Paulo

fgv sp
Crédito da Imagem: fgv.portalamerica.com.br

A Escola de Direito da FGV-SP tem o 3º melhor desempenho nos seguintes critérios: qualidade de ensino, doutorado e mestrado e avaliação dos docentes. No quesito professores com dedicação integral e parcial possui a nota máxima. Trata-se da melhor faculdade privada de Direito do país.

2º UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

UFMG

A melhor federal do país na área do Direito é a 4ª em avaliação do mercado, a 2ª em qualidade do ensino e a 2ª em avaliação dos docentes. Em relação ao desempenho de seus formandos na prova da OAB, é a 6ª melhor.

1º USP - Universidade de São Paulo

USP

A famosa Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, continua sendo a melhor do Brasil de acordo com o RUF. É a 1ª colocada em avaliação do mercado, qualidade do ensino, doutorado/mestrado e avaliação dos docentes. Além disso, possui a nota máxima no quesito professores com dedicação integral e parcial. Possui o 7º melhor resultado no exame da OAB. No Enade, no entanto, ocupa o modesto 59º lugar.

Leia também:

As melhores faculdades de medicina do Brasil (e do mundo) em 2018

As 15 melhores universidades públicas do Brasil em 2018