As melhores faculdades de medicina do Brasil (e do mundo) em 2019


Seu sonho é salvar vidas, cuidar de pessoas ou descobrir a cura para doenças? Então a medicina é para você! Os melhores alunos procuram as melhores faculdades, porque é a garantia de uma boa formação (e fica bem no currículo). Muitos grandes nomes da medicina estudaram nessas universidades.

As 12 melhores faculdades de medicina do Brasil

Para elaborar a lista das 12 melhores faculdades de medicina do Brasil, usamos como referência o Ranking Universitário Folha 2019 (RUF).

12. Universidade de Brasília (UNB)

Universidade de Brasília (UNB)
Imagem de: Guillermo Arévalo Aucahuasi
  • Tipo de universidade: pública

Nem só de política, jurídica e administração vive a Universidade de Brasília! A faculdade de medicina da universidade se localiza na Asa Norte e conta com vários laboratórios de pesquisa. A faculdade tem ainda programas de residências médicas para graduados do curso. A UNB se destaca no critério professores com dedicação integral e parcial, em que obteve pontuação máxima.

11. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Imagem de: Deyvid Setti e Eloy Olindo Setti
  • Tipo de universidade: pública

A Universidade Federal do Paraná tem formado alunos de medicina desde 1914! Com forte ênfase na prática, o último terço do curso é dedicado a estágios. A faculdade tem 3 hospitais e oferece várias pós-graduações para quem quer se especializar. No RUF 2019, a UFPR se destaca no indicador professores com dedicação integral e parcial, em que obteve pontuação máxima.

10. Universidade Federal Fluminense (UFF)

UFF
Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) e instalações da faculdade de medicina da UFF.
  • Tipo de universidade: pública

Fundada em 1925 como "Faculdade Fluminense de Medicina", hoje a faculdade de medicina da UFF é referência não só no Rio de Janeiro como em todo o Brasil. O curso de medicina está entre os três maiores de toda a UFF e valoriza a interação entre ser humano, sociedade e meio ambiente na formação do médico. Tem o 5º melhor desempenho em avaliação do mercado, que mede a preferência dos empregadores da área.

9. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

UFPE
Crédito da Imagem: Passarinho/Ascom UFPE
  • Tipo de universidade: pública

Dos 12 períodos que compõem o curso de medicina da UFPE, 4 são dedicados a estágio supervisionado. O objetivo central do curso é formar médicos com bom repertório técnico-científico, empreendedores e éticos. No RUF 2019, a UFPE destaca-se nos indicadores avaliação do mercado (divide a 5ª melhor nota com outros cursos) e professores com dedicação integral e parcial.

8. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Imagem de: Raphael Henrique Figueira
  • Tipo de universidade: pública

Localizada no Câmpus de Botucatu, a faculdade de medicina da UNESP tem uma ótima reputação. Por isso, nos últimos anos, o curso de medicina tem sido o mais disputado dessa universidade com algumas centenas de candidatos por cada vaga. É a 6ª na avaliação dos docentes e a 3ª em doutorado/mestrado, indicador que mede a quantidade de professores com esses títulos acadêmicos.

7. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Imagem de: mirdochegal290307
  • Tipo de universidade: pública

O curso de medicina é um dos destaques da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Os estudantes do curso têm contato com pacientes do Sistema Único de Saúde através do Hospital Universitário Pedro Ernesto e da Policlínica Piquet Carneiro. Destaca-se pela boa avaliação do mercado (é a 5ª nesse quesito) e pelas ótimas notas no Enade.

6. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Imagem de: Omar Uran
  • Tipo de universidade: pública

A faculdade de medicina da UFRJ foi fundada em 1808, quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Mas o curso de medicina não ficou preso ao passado. Atualmente, é um dos melhores do país, com todos os recursos para treinar bons médicos. O grande destaque da medicina da UFRJ no RUF 2019 é a avaliação do mercado, em que obteve a 2ª melhor nota dentre todas as faculdades analisadas.

5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Imagem de: Ricardo André Frantz
  • Tipo de universidade: pública

Se você quer estudar em uma instituição com história e prestígio, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul é para você. Fundada em 1898, a faculdade de medicina da UFRGS foi a terceira a ser criada no Brasil e tem a fama de ser uma das melhores do país. É a 4ª do país em avaliação dos docentes e a 4ª em qualidade do ensino.

4. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Universidade Federal de São Paulo
Imagem de: Moriarty Parsec
  • Tipo de universidade: pública

Saúde é a especialidade da Universidade Federal de São Paulo! Medicina foi o primeiro curso da UNIFESP continua com uma reputação de excelência. Além de boas instalações e espaço para pesquisa e aprendizagem prática, a faculdade também oferece vários cursos de pós-graduação. É a 2ª em avaliação dos docentes e a 3ª em ensino, segundo o RUF 2019.

3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal de Minas Gerais

  • Tipo de universidade: pública

Em Minas Gerais não existe faculdade de medicina melhor que a da UFMG. O curso aposta em turmas pequenas, com mais acompanhamento personalizado, e no contato com a população. Além disso, tem programas de estágios em outros países, para quem quer ver um pouco do mundo. É a 2ª em avaliação do mercado.

2. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Universidade Estadual de Campinas
Imagem de: Priscila Micaroni Lalli
  • Tipo de universidade: pública

Fundada nos anos 1960, a UNICAMP não é a faculdade mais antiga mas tem conquistado lugar entre as melhores universidades do país. E o curso de medicina não é exceção. Esse é um dos cursos mais concorridos do país, por oferecer um ensino de excelência. O curso de medicina da UNICAMP é o 1º do Brasil em qualidade de ensino.

1. Universidade de São Paulo (USP)

Universidade de São Paulo
Imagem de: JVech
  • Tipo de universidade: pública

Não é fácil competir com a Universidade de São Paulo! Estudantes de medicina na USP têm a oportunidade de fazer internato no famoso Hospital das Clínicas, o maior hospital do país. A faculdade também é conhecida pela pesquisa, produzindo muitos artigos científicos todos os anos. Uma ótima aposta para os estudantes mais ambiciosos. É a 1ª na avaliação do mercado e dos docentes, ficando pouco atrás da UNICAMP em qualidade do ensino.

As 5 melhores faculdades de medicina do mundo

Todos os anos, a QS Top Universities faz um ranking das melhores universidades do mundo. Selecionamos as 5 melhores para o curso de medicina. Vamos conferir?

5. Johns Hopkins

Johns Hopkins

  • País: Estados Unidos da América
  • Tipo de universidade: privada

As universidades americanas não são para qualquer bolso! Mas, em compensação, a faculdade de medicina da Universidade Johns Hopkins fica sempre entre as melhores do mundo. Vários estudantes e professores da faculdade receberam o Prêmio Nobel de Medicina e algumas das pesquisas feitas na faculdade revolucionaram a prática médica.

4. Stanford

Stanford

  • País: Estados Unidos da América
  • Tipo de universidade: privada

As propinas da Universidade de Stanford são dolorosas mas sua faculdade de medicina não deixa de ser uma das mais concorridas do mundo. Somente 2 a 3% dos alunos que se candidatam conseguem entrar! A faculdade aposta muito na pesquisa e em métodos de ensino inovadores.

3. Cambridge

Cambridge
Imagem de: DAVID ILIFF
  • País: Reino Unido
  • Tipo de universidade: pública

A Universidade de Cambridge tem uma história centenária. No entanto, a faculdade de medicina atual é bem moderna, com todas as facilidades para formar as próximas referências na medicina. Para quem consegue passar em todos exames e entrevistas, estudar medicina em Cambridge é uma oportunidade única.

2. Oxford

Oxford

  • País: Reino Unido
  • Tipo de universidade: pública

A Universidade de Oxford é tão antiga que ninguém sabe ao certo quando foi fundada. O forte de Oxford são as ciências, com destaque para a medicina. O ensino teórico aposta muito em tutoriais com grupos pequenos, para dar um ensino mais individualizado, e todos os alunos fazem um projeto de pesquisa durante o curso de medicina.

1. Harvard

Harvard

  • País: Estados Unidos da América
  • Tipo de universidade: privada

Somente a nata do mundo estudantil cursa medicina na Universidade de Harvard! O curso é conhecido pelo seu alto nível de qualidade e pelas várias opções para seguir diferentes especialidades. Além de formar médicos de topo, saem de Harvard muitos cientistas que fazem pesquisa médica inovadora.

Gostou deste artigo? Então veja quais são as melhores universidades públicas do Brasil.