As melhores faculdades de medicina do Brasil (e do mundo) em 2019


Seu sonho é salvar vidas, cuidar de pessoas ou descobrir a cura para doenças? Então a medicina é para você! Os melhores alunos procuram as melhores faculdades, porque é a garantia de uma boa formação (e fica bem no currículo). Muitos grandes nomes da medicina estudaram nessas universidades.

As 12 melhores faculdades de medicina do Brasil

Para elaborar a lista das 12 melhores faculdades de medicina do Brasil, usamos como referência o Ranking Universitário Folha 2019 (RUF).

12. Universidade de Brasília (UNB)

Universidade de Brasília (UNB)
Imagem de: Guillermo Arévalo Aucahuasi

Tipo de universidade: pública

Nem só de política, jurídica e administração vive a Universidade de Brasília! A faculdade de medicina da universidade se localiza na Asa Norte e conta com vários laboratórios de pesquisa. A faculdade tem ainda programas de residências médicas para graduados do curso. A UNB se destaca no critério professores com dedicação integral e parcial, em que obteve pontuação máxima.

11. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Imagem de: Deyvid Setti e Eloy Olindo Setti

Tipo de universidade: pública

A Universidade Federal do Paraná tem formado alunos de medicina desde 1914! Com forte ênfase na prática, o último terço do curso é dedicado a estágios. A faculdade tem 3 hospitais e oferece várias pós-graduações para quem quer se especializar. No RUF 2019, a UFPR se destaca no indicador professores com dedicação integral e parcial, em que obteve pontuação máxima.

10. Universidade Federal Fluminense (UFF)

UFF
Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) e instalações da faculdade de medicina da UFF.

Tipo de universidade: pública

Fundada em 1925 como "Faculdade Fluminense de Medicina", hoje a faculdade de medicina da UFF é referência não só no Rio de Janeiro como em todo o Brasil. O curso de medicina está entre os três maiores de toda a UFF e valoriza a interação entre ser humano, sociedade e meio ambiente na formação do médico. Tem o 5º melhor desempenho em avaliação do mercado, que mede a preferência dos empregadores da área.

9. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

UFPE
Crédito da Imagem: Passarinho/Ascom UFPE

Tipo de universidade: pública

Dos 12 períodos que compõem o curso de medicina da UFPE, 4 são dedicados a estágio supervisionado. O objetivo central do curso é formar médicos com bom repertório técnico-científico, empreendedores e éticos. No RUF 2019, a UFPE destaca-se nos indicadores avaliação do mercado (divide a 5ª melhor nota com outros cursos) e professores com dedicação integral e parcial.

8. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Imagem de: Raphael Henrique Figueira

Tipo de universidade: pública

Localizada no Câmpus de Botucatu, a faculdade de medicina da UNESP tem uma ótima reputação. Por isso, nos últimos anos, o curso de medicina tem sido o mais disputado dessa universidade com algumas centenas de candidatos por cada vaga. É a 6ª na avaliação dos docentes e a 3ª em doutorado/mestrado, indicador que mede a quantidade de professores com esses títulos acadêmicos.

7. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Imagem de: mirdochegal290307

Tipo de universidade: pública

O curso de medicina é um dos destaques da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Os estudantes do curso têm contato com pacientes do Sistema Único de Saúde através do Hospital Universitário Pedro Ernesto e da Policlínica Piquet Carneiro. Destaca-se pela boa avaliação do mercado (é a 5ª nesse quesito) e pelas ótimas notas no Enade.

6. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Imagem de: Omar Uran

Tipo de universidade: pública

A faculdade de medicina da UFRJ foi fundada em 1808, quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Mas o curso de medicina não ficou preso ao passado. Atualmente, é um dos melhores do país, com todos os recursos para treinar bons médicos. O grande destaque da medicina da UFRJ no RUF 2019 é a avaliação do mercado, em que obteve a 2ª melhor nota dentre todas as faculdades analisadas.

5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Imagem de: Ricardo André Frantz

Tipo de universidade: pública

Se você quer estudar em uma instituição com história e prestígio, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul é para você. Fundada em 1898, a faculdade de medicina da UFRGS foi a terceira a ser criada no Brasil e tem a fama de ser uma das melhores do país. É a 4ª do país em avaliação dos docentes e a 4ª em qualidade do ensino.

4. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Universidade Federal de São Paulo
Imagem de: Moriarty Parsec

Tipo de universidade: pública

Saúde é a especialidade da Universidade Federal de São Paulo! Medicina foi o primeiro curso da UNIFESP continua com uma reputação de excelência. Além de boas instalações e espaço para pesquisa e aprendizagem prática, a faculdade também oferece vários cursos de pós-graduação. É a 2ª em avaliação dos docentes e a 3ª em ensino, segundo o RUF 2019.

3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal de Minas Gerais

Tipo de universidade: pública

Em Minas Gerais não existe faculdade de medicina melhor que a da UFMG. O curso aposta em turmas pequenas, com mais acompanhamento personalizado, e no contato com a população. Além disso, tem programas de estágios em outros países, para quem quer ver um pouco do mundo. É a 2ª em avaliação do mercado.

2. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Universidade Estadual de Campinas
Imagem de: Priscila Micaroni Lalli

Tipo de universidade: pública

Fundada nos anos 1960, a UNICAMP não é a faculdade mais antiga mas tem conquistado lugar entre as melhores universidades do país. E o curso de medicina não é exceção. Esse é um dos cursos mais concorridos do país, por oferecer um ensino de excelência. O curso de medicina da UNICAMP é o 1º do Brasil em qualidade de ensino.

1. Universidade de São Paulo (USP)

Universidade de São Paulo
Imagem de: JVech

Tipo de universidade: pública

Não é fácil competir com a Universidade de São Paulo! Estudantes de medicina na USP têm a oportunidade de fazer internato no famoso Hospital das Clínicas, o maior hospital do país. A faculdade também é conhecida pela pesquisa, produzindo muitos artigos científicos todos os anos. Uma ótima aposta para os estudantes mais ambiciosos. É a 1ª na avaliação do mercado e dos docentes, ficando pouco atrás da UNICAMP em qualidade do ensino.

As 5 melhores faculdades de medicina do mundo

Todos os anos, a QS Top Universities faz um ranking das melhores universidades do mundo. Selecionamos as 5 melhores para o curso de medicina. Vamos conferir?

5. Johns Hopkins

Johns Hopkins

  • País: Estados Unidos da América
  • Tipo de universidade: privada

As universidades americanas não são para qualquer bolso! Mas, em compensação, a faculdade de medicina da Universidade Johns Hopkins fica sempre entre as melhores do mundo. Vários estudantes e professores da faculdade receberam o Prêmio Nobel de Medicina e algumas das pesquisas feitas na faculdade revolucionaram a prática médica.

4. Stanford

Stanford

  • País: Estados Unidos da América
  • Tipo de universidade: privada

As propinas da Universidade de Stanford são dolorosas mas sua faculdade de medicina não deixa de ser uma das mais concorridas do mundo. Somente 2 a 3% dos alunos que se candidatam conseguem entrar! A faculdade aposta muito na pesquisa e em métodos de ensino inovadores.

3. Cambridge

Cambridge
Imagem de: DAVID ILIFF
  • País: Reino Unido
  • Tipo de universidade: pública

A Universidade de Cambridge tem uma história centenária. No entanto, a faculdade de medicina atual é bem moderna, com todas as facilidades para formar as próximas referências na medicina. Para quem consegue passar em todos exames e entrevistas, estudar medicina em Cambridge é uma oportunidade única.

2. Oxford

Oxford

  • País: Reino Unido
  • Tipo de universidade: pública

A Universidade de Oxford é tão antiga que ninguém sabe ao certo quando foi fundada. O forte de Oxford são as ciências, com destaque para a medicina. O ensino teórico aposta muito em tutoriais com grupos pequenos, para dar um ensino mais individualizado, e todos os alunos fazem um projeto de pesquisa durante o curso de medicina.

1. Harvard

Harvard

  • País: Estados Unidos da América
  • Tipo de universidade: privada

Somente a nata do mundo estudantil cursa medicina na Universidade de Harvard! O curso é conhecido pelo seu alto nível de qualidade e pelas várias opções para seguir diferentes especialidades. Além de formar médicos de topo, saem de Harvard muitos cientistas que fazem pesquisa médica inovadora.

Gostou deste artigo? Então leia: As melhores universidades do Brasil