Seu sonho é salvar vidas, cuidar de pessoas ou descobrir a cura para doenças? Então a medicina é para você! Os melhores alunos procuram as melhores faculdades, porque é a garantia de uma boa formação (e fica bem no currículo). Muitos grandes nomes da medicina estudaram nessas universidades.
As 12 melhores faculdades de medicina do Brasil
Para elaborar a lista das 12 melhores faculdades de medicina do Brasil, usamos como referência o último Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado no final de 2019.
12. Universidade de Brasília (UNB)

Tipo de universidade: pública
Nem só de política, jurídica e administração vive a Universidade de Brasília! A faculdade de medicina da universidade se localiza na Asa Norte e conta com vários laboratórios de pesquisa. A faculdade tem ainda programas de residências médicas para graduados do curso. A UNB se destaca no critério professores com dedicação integral e parcial, em que obteve pontuação máxima.
11. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Tipo de universidade: pública
A Universidade Federal do Paraná tem formado alunos de medicina desde 1914! Com forte ênfase na prática, o último terço do curso é dedicado a estágios. A faculdade tem 3 hospitais e oferece várias pós-graduações para quem quer se especializar. No RUF 2019, a UFPR se destaca no indicador professores com dedicação integral e parcial, em que obteve pontuação máxima.
10. Universidade Federal Fluminense (UFF)

Tipo de universidade: pública
Fundada em 1925 como "Faculdade Fluminense de Medicina", hoje a faculdade de medicina da UFF é referência não só no Rio de Janeiro como em todo o Brasil. O curso de medicina está entre os três maiores de toda a UFF e valoriza a interação entre ser humano, sociedade e meio ambiente na formação do médico. Tem o 5º melhor desempenho em avaliação do mercado, que mede a preferência dos empregadores da área.
9. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Tipo de universidade: pública
Dos 12 períodos que compõem o curso de medicina da UFPE, 4 são dedicados a estágio supervisionado. O objetivo central do curso é formar médicos com bom repertório técnico-científico, empreendedores e éticos. No RUF 2019, a UFPE destaca-se nos indicadores avaliação do mercado (divide a 5ª melhor nota com outros cursos) e professores com dedicação integral e parcial.
8. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Tipo de universidade: pública
Localizada no Câmpus de Botucatu, a faculdade de medicina da UNESP tem uma ótima reputação. Por isso, nos últimos anos, o curso de medicina tem sido o mais disputado dessa universidade com algumas centenas de candidatos por cada vaga. É a 6ª na avaliação dos docentes e a 3ª em doutorado/mestrado, indicador que mede a quantidade de professores com esses títulos acadêmicos.
7. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Tipo de universidade: pública
O curso de medicina é um dos destaques da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Os estudantes do curso têm contato com pacientes do Sistema Único de Saúde através do Hospital Universitário Pedro Ernesto e da Policlínica Piquet Carneiro. Destaca-se pela boa avaliação do mercado (é a 5ª nesse quesito) e pelas ótimas notas no Enade.
6. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Tipo de universidade: pública
A faculdade de medicina da UFRJ foi fundada em 1808, quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Mas o curso de medicina não ficou preso ao passado. Atualmente, é um dos melhores do país, com todos os recursos para treinar bons médicos. O grande destaque da medicina da UFRJ no RUF 2019 é a avaliação do mercado, em que obteve a 2ª melhor nota dentre todas as faculdades analisadas.
5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Tipo de universidade: pública
Se você quer estudar em uma instituição com história e prestígio, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul é para você. Fundada em 1898, a faculdade de medicina da UFRGS foi a terceira a ser criada no Brasil e tem a fama de ser uma das melhores do país. É a 4ª do país em avaliação dos docentes e a 4ª em qualidade do ensino.
4. Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Tipo de universidade: pública
Saúde é a especialidade da Universidade Federal de São Paulo! Medicina foi o primeiro curso da UNIFESP continua com uma reputação de excelência. Além de boas instalações e espaço para pesquisa e aprendizagem prática, a faculdade também oferece vários cursos de pós-graduação. É a 2ª em avaliação dos docentes e a 3ª em ensino, segundo o RUF 2019.
3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Tipo de universidade: pública
Em Minas Gerais não existe faculdade de medicina melhor que a da UFMG. O curso aposta em turmas pequenas, com mais acompanhamento personalizado, e no contato com a população. Além disso, tem programas de estágios em outros países, para quem quer ver um pouco do mundo. É a 2ª em avaliação do mercado.
2. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Tipo de universidade: pública
Fundada nos anos 1960, a UNICAMP não é a faculdade mais antiga mas tem conquistado lugar entre as melhores universidades do país. E o curso de medicina não é exceção. Esse é um dos cursos mais concorridos do país, por oferecer um ensino de excelência. O curso de medicina da UNICAMP é o 1º do Brasil em qualidade de ensino.
1. Universidade de São Paulo (USP)

Tipo de universidade: pública
Não é fácil competir com a Universidade de São Paulo! Estudantes de medicina na USP têm a oportunidade de fazer internato no famoso Hospital das Clínicas, o maior hospital do país. A faculdade também é conhecida pela pesquisa, produzindo muitos artigos científicos todos os anos. Uma ótima aposta para os estudantes mais ambiciosos. É a 1ª na avaliação do mercado e dos docentes, ficando pouco atrás da UNICAMP em qualidade do ensino.
As 5 melhores faculdades de medicina do mundo
Todos os anos, a QS Top Universities faz um ranking das melhores universidades do mundo. Selecionamos as 5 melhores para o curso de medicina. Vamos conferir?
5. Johns Hopkins
- País: Estados Unidos da América
- Tipo de universidade: privada
As universidades americanas não são para qualquer bolso! Mas, em compensação, a faculdade de medicina da Universidade Johns Hopkins fica sempre entre as melhores do mundo. Vários estudantes e professores da faculdade receberam o Prêmio Nobel de Medicina e algumas das pesquisas feitas na faculdade revolucionaram a prática médica.
4. Stanford
- País: Estados Unidos da América
- Tipo de universidade: privada
As propinas da Universidade de Stanford são dolorosas mas sua faculdade de medicina não deixa de ser uma das mais concorridas do mundo. Somente 2 a 3% dos alunos que se candidatam conseguem entrar! A faculdade aposta muito na pesquisa e em métodos de ensino inovadores.
3. Cambridge

- País: Reino Unido
- Tipo de universidade: pública
A Universidade de Cambridge tem uma história centenária. No entanto, a faculdade de medicina atual é bem moderna, com todas as facilidades para formar as próximas referências na medicina. Para quem consegue passar em todos exames e entrevistas, estudar medicina em Cambridge é uma oportunidade única.
2. Oxford
- País: Reino Unido
- Tipo de universidade: pública
A Universidade de Oxford é tão antiga que ninguém sabe ao certo quando foi fundada. O forte de Oxford são as ciências, com destaque para a medicina. O ensino teórico aposta muito em tutoriais com grupos pequenos, para dar um ensino mais individualizado, e todos os alunos fazem um projeto de pesquisa durante o curso de medicina.
1. Harvard
- País: Estados Unidos da América
- Tipo de universidade: privada
Somente a nata do mundo estudantil cursa medicina na Universidade de Harvard! O curso é conhecido pelo seu alto nível de qualidade e pelas várias opções para seguir diferentes especialidades. Além de formar médicos de topo, saem de Harvard muitos cientistas que fazem pesquisa médica inovadora.
Gostou deste artigo? Então leia: As melhores universidades do Brasil