As 17 maiores redes sociais do mundo (2022)


As redes sociais dominam a nossa vida, e a cada ano, surgem novas plataformas para nos conectar ainda mais com outras pessoas.

Você provavelmente já ouviu falar do YouTube e do WhatsApp, mas será que conhece o QQ ou o WeChat? Nesta lista, você verá que nem todas as redes sociais mais usadas no mundo são populares aqui pelo Brasil. Confira!

redes sociais

17. Quora - 300 milhões

Lançado para o público em 2010, o Quora é uma rede social baseada em perguntas e respostas mediadas pela própria comunidade de usuários. Essa rede foi criada por dois ex-funcionários do Facebook e se tornou muito popular ao redor do mundo, contando hoje com cerca de 300 milhões de usuários!

16. Reddit - 430 milhões

Notícias, teorias da conspiração, pegadinhas e grupos de apoio, todos no mesmo lugar! O Reddit é muito popular entre quem quer expressar sua opinião e ser ouvido por pessoas no mundo todo. A curiosidade dessa rede social é o fato de ter moderadores, que não têm medo de eliminar conteúdo ruim.

15. Twitter - 436 milhões

Apesar de ser a rede social de vários políticos controversos, o Twitter só está em 15º lugar na lista. Mesmo assim, 436 milhões de utilizadores ativos é impressionante. É incrível como alguns caracteres podem fazer tanta diferença!

14. Pinterest - 444 milhões

Decorações fantásticas, passo-a-passo de “faça você mesmo”, fotos e fatos interessantes sobre o mundo. O Pinterest é uma das redes sociais mais legais e diferentes da atualidade. Fundada em 2009, os pins caíram na graça das pessoas de várias nacionalidades ao redor do mundo e continua muito popular.

13. Telegram - 550 milhões

O Telegram é um dos aplicativos de mensagem mais populares do mundo atualmente. Assim como o Whatsapp, ele permite a troca de mensagens e arquivos entre usuários e está disponível para iOS, Android e Windows. Um dos grandes diferenciais do Telegram é que ele permite a criação de grupos com até 200.000 usuários.

12. Snapchat - 557 milhões

O fantasminha que é símbolo do Snapchat já revela o propósito principal da rede social: enviar uma foto ou vídeo por um curto período de tempo que logo depois irá desaparecer. Ele foi o antecessor dos stories do Instagram e muito utilizado por adolescentes. O Snapchat perdeu um pouco a popularidade nos últimos anos, mas continua atraindo uma geração nova, em especial, pelos filtros e máscaras que disponibiliza.

11. Kuaishou - 573 milhões

Um dos maiores concorrentes atuais do Douyin, o Kuaishou foi lançado em 2011 e é baseado no compartilhamento de vídeos entre usuários. Desenvolvido pela empresa chinesa Beijing Kuaishou Technology Co, o aplicativo tem se tornado cada vez mais popular em outros países fora da China, incluindo o Brasil.

10. Sina Weibo - 573 milhões

A China tem várias redes sociais muito fortes, porque o país bloqueia algumas das redes globais mais conhecidas, como o Facebook. Weibo significa “microblog” em chinês e é bastante popular na Ásia.

9. QQ - 574 milhões

O QQ é mais uma rede social chinesa muito popular. Assim como o WeChat e o Qzone, o QQ pertence à companhia chinesa Tencent. Seu logotipo é um pinguim de cachecol vermelho piscando o olho.

8. Douyin - 600 milhões

O Douyin é a versão chinesa e original do Tik Tok. Ele foi lançado em 2016 e logo caiu na graça do povo ao apresentar um layout dinâmico de visualização e compartilhamento de vídeos curtos. Atualmente, o Douyin e o Tik Tok, apesar de possuírem a mesma função, são apresentados como duas plataformas diferentes.

7. Facebook Messenger - 988 milhões

O Facebook é tão grande que sua app de envio de mensagens conta como uma rede social separada! O Messenger serve de concorrente para o WhatsApp, apesar de as duas apps pertencerem à mesma empresa. Utilizadores do Messenger gostam de partilhar mensagens, fotos e vídeos em privado aos amigos.

6. Tik Tok - 1 bilhão

O Tik Tok é uma rede social bem recente, mas que cresceu muito rápido, especialmente durante o ano de 2020. Lançado mundialmente em 2018, esse aplicativo serve para criar e partilhar vídeos curtos e com forte ênfase na música e nos desafios virais.

5. WeChat - 1,26 bilhões

O WeChat é o grande concorrente chinês ao WhatsApp. A maioria dos utilizadores ativos do WeChat são chineses e a rede social tem mais força na Ásia. Tudo que é popular na China se torna líder mundial, porque os chineses são quase 20% da população mundial.

4. Instagram - 1,47 bilhão

Para os amantes das selfies e das fotos do jantar, o Instagram é o paraíso! Com mais de 1 bilhão (1.000.000.000) de utilizadores ativos, essa rede social para o celular tem um repertório de fotografias impressionante. Penteados para cachorros? O Instagram tem!

3. WhatsApp - 2 bilhões

O WhatsApp está a quebrar todos os recordes de crescimento! Criado em 2009, o WhatsApp já é a terceira rede social mais usada no mundo e tem potencial para roubar o trono ao Facebook. O apelo? O utilizador pode enviar mensagens no celular sem pagar tarifários telefônicos.

2. YouTube - 2,56 bilhões

O YouTube fica em segundo lugar em termos de utilizadores com conta ativa mas seus números de visualizações totais são muito maiores. Não é preciso ter conta para desfrutar do YouTube. Por dia, mais de 1 bilhão de horas de vídeo são vistas no YouTube!

1. Facebook - 2,91 bilhões

O Facebook é o grande rei das redes sociais, com mais de 2 bilhões de utilizadores ativos. Isso significa que cerca de 1 em cada 4 pessoas no mundo tem conta ativa na rede social! O Facebook apela a pessoas de todas as idades e mantém pessoas no mundo inteiro conectadas (exceto na China, onde é proibido).

Fonte:DataReportal (DIGITAL 2022: GLOBAL OVERVIEW REPORT)

Leia também: