As 14 maiores invenções que (provavelmente) já salvaram sua vida


Existem muitas invenções fantásticas mas nem sempre apreciamos quanto são importantes para nossas vidas. Coisas bem simples, como um par de sapatos, podem ser a diferença entre a vida e a morte! Quantas das invenções nessa lista já salvaram sua vida?

14. O sabão

O sabão
Lava uma, lava outra mão.

Quando foi inventado: não se sabe, já em uso em 2800 a.C.

Como salva: limpa sujeira, que carrega doenças

Aquele sabonete que você usa para lavar sua cara todos os dias? Está ajudando a manter você saudável. Ao longo dos séculos, o sabão tem sido produzido de muitas formas diferentes, normalmente usando gordura animal, óleos vegetais e sais.

Inicialmente, o sabão era usado principalmente para limpar utensílios e roupa mas depois passou a ser usado também para higiene pessoal. Hoje em dia, graças à Química, a produção de sabão se tornou mais fácil e a variedade aumentou muito. Mesmo com detergente, gel de banho e muitos outros produtos disponíveis, o sabonete continua muito popular e ajuda a remover muitas bactérias nocivas.

13. A fechadura

A fechadura
Imagine um mundo sem portas que trancam...

Quando foi inventado: cerca de 4000 a.C.

Como salva: protege de invasores mal-intencionados

A proteção contra outras pessoas também é essencial para sua saúde! Uma fechadura pode proteger sua casa, seu quarto, seu cofre ou até os segredos de seu diário. Mesmo com muita tecnologia avançada de segurança, a fechadura ainda é a forma mais simples e comum de proteger seus bens e sua família contra assaltantes.

As primeiras fechaduras eram feitas de madeira e tinham chaves gigantes. Os romanos melhoraram a invenção, fazendo fechaduras de metal mas, ainda assim, não eram muito seguras. As fechaduras modernas, pequenas mas seguras, foram desenvolvidos somente nos séculos XVIII e XIX.

12. A pasteurização

A pasteurização
Sem a pasteurização, seu leite é uma arma mortífera!

Quando foi inventado: 1864

Como salva: mata micróbios na comida que causam doenças

Você nem imagina a quantidade de doenças que o leite não tratado abriga! Se não for consumido no próprio dia, o leite “ao natural” pode transmitir várias doenças letais a quem bebe. Mas, graças à pasteurização, você pode beber seu leite da semana passada sem medo de morrer.

A pasteurização foi inventada por Louis Pasteur, que descobriu que muitos micróbios perigosos são destruídos quando se aquece o alimento (mas sem ferver). De início, o processo foi usado para preservar vinho e cerveja (há que ter as prioridades certas), depois foi usado para tornar o leite mais seguro.

11. O raio-x

O raio-x
Como o Super-Homem te vê.

Quando foi inventado: 1895

Como salva: ajuda a ver o que se passa dentro de seu corpo

Antes do raio-x, não havia forma de ver o que estava acontecendo dentro do corpo de alguém sem abrir a pessoa. Agora, graças a esta invenção, um médico pode olhar para dentro de seu corpo sem fazer um único corte! O raio-x ajuda a fazer um diagnóstico correto e aumenta a precisão das cirurgias.

A primeira pessoa que descobriu que podia usar o raio-x para ver dentro de um corpo foi um alemão chamado Wilhelm Röntgen. Ele tirou um raio-x da mão de sua esposa, que ficou espantada ao ver seus ossos!

10. A anestesia

A anestesia
Uma pequena picada para poupar muita dor.

Quando foi inventado: por volta de 1846

Como salva: impede de morrer de dor

Imagine como seria remover um dente sem anestesia… Antigamente, muitas pessoas morriam de dor durante cirurgias. Durante muito tempo as únicas soluções eram drogas (como o ópio), embebedar o paciente ou dar-lhe uma pancada na cabeça! Nenhuma funcionava muito bem.

No século XIX, alguns gases foram descobertos que faziam as pessoas pararem de. Sentir dor por algum tempo. Dentistas e cirurgiões rapidamente se aproveitaram disso e, em 1846, as primeiras cirurgias com anestesia foram feitas nos Estados Unidos da América. Graças à anestesia, hoje em dia ir ao dentista é mais uma tortura psicológica que física.

9. O cinto de segurança

O cinto de segurança
Não se esqueça de apertar bem o cinto.

Quando foi inventado: fim do século XIX

Como salva: protege de voar pela janela em uma colisão

O cinto de segurança é importante por causa de uma lei da Física que se chama inércia. Basicamente, não é bom parar abruptamente. Quando estamos dentro de um carro e ele para em uma colisão, tudo que não está afixado ao carro continua a andar…

Os acidentes de carro são bastante frequentes. Se esta invenção ainda não salvou sua vida, é provável que salve no futuro. Sim, é chato e fica difícil tirar o casaco dentro do carro, mas um pouco de desconforto é melhor que se esmagar contra uma parede.

8. Soro fisiológico

Soro fisiológico
Uma fórmula muito simples salva muitas vidas.

Quando foi inventado: 1831

Como salva: trata a desidratação grave

Água, sal e açúcar. Quem diria que a combinação dessas 3 coisas poderia salvar tantas vidas? Antigamente, ter vômitos ou diarreia podia ser fatal, porque o doente morria de desidratação. Mas, quando médicos começaram a injetar água com sal, os pacientes começaram a sobreviver!

O soro fisiológico é considerado um dos medicamentos essenciais para o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Há muitos países com epidemias de vômito e diarreia e o soro ajuda a salvar muitas vidas.

7. Sapatos

Sapatos
O que os seus sapatos dizem sobre você?

Quando foi inventado: na pré-história

Como salva: protege de apanhar doenças graves do chão

Os sapatos foram inventados possivelmente antes da escrita! Mas por que são tão importantes? Porque o chão é muito sujo. Andando fora de casa descalço, você pode apanhar um fungo, ser atacado por um parasita ou cortar seu pé. Um corte no pé também fica mais facilmente infetado, por causa da sujeira.

A invenção de sapatos diferentes para o pé direito e o esquerdo só surgiu no século XIX. Antes disso, os dois pés eram iguais. A grande revolução na produção de sapatos surgiu no século passado, com o uso de novos materiais. Hoje em dia, há sapatos para todos os gostos!

6. A lâmpada elétrica

A lâmpada elétrica
Fez-se luz!

Quando foi inventado: século XIX

Como salva: reduz a probabilidade de você incendiar sua casa

O terremoto de Lisboa, em 1755, foi ainda mais devastador porque havia muitas velas acesas dentro de casas de madeira… Além de diminuir o risco de incêndio, a lâmpada elétrica também reduz os acidentes por falta de iluminação.

A lâmpada elétrica mudou a forma como encaramos a noite. Com iluminação em todo lado, a noite ficou menos perigosa. E já não corremos o risco de literalmente queimar as pestanas se ficarmos acordados!

5. O hospital

O hospital
Em que outro lugar você pode encontrar um médico?

Quando foi inventado: há cerca de 2000-2500 anos

Como salva: você tem acesso a médicos que sabem tratar doenças

É difícil imaginar um mundo sem hospitais. Mas o hospital como o conhecemos é muito recente, como também são: médicos qualificados, enfermeiros modernos, comprimidos e o conceito de acesso à saúde como direito básico.

Os hospitais foram desenvolvidos na Idade Média, pelos cristãos, na Europa, e os muçulmanos no Oriente Médio. Durante muito tempo, apenas os mais ricos tinham acesso a médicos qualificados, ficando o resto da população na mão de amadores, como “a vizinha da tia que entende de ervas”.

4. Antibióticos

Antibióticos
Tantas doenças tratadas por uma coisa tão simples...

Quando foi inventado: início do século XX

Como salva: matam bactérias que causam doenças

Às vezes ser desorganizado compensa. Quando um cientista chamado Alexander Fleming  se esqueceu de fechar um jarro com uma bactéria, ele descobriu a penicilina. Esse fungo atacava uma bactéria ruim, que causa infeções, mas deixava as bactérias boas. Ele transformou a penicilina em um medicamento e salvou dezenas de pessoas de infeções mortais!

Atualmente, existem muitos antibióticos, que ajudam o corpo a lutar contra bactérias que causam doenças. Mas há um senão: as bactérias evoluem e podem se tornar resistentes… Por isso é importante não abusar dos antibióticos.

3. A geladeira

A geladeira
Organizar a geladeira é uma arte.

Quando foi inventado: século XIX

Como salva: preserva sua comida para você não morrer envenenado

Quem não gosta de uma cerveja geladinha? Antes da geladeira moderna ser inventada, pessoas muito ricas tinham um quarto especial onde pedaços gigantes de gelo importado eram guardados para manter as coisas frias! Depois surgiram caixas que conseguiam manter o gelo frio.

A geladeira moderna começou a ser desenvolvida no século XIX mas somente se tornou popular nos anos 1940. Fique feliz por viver em uma época em que você pode desfrutar de um sorvete em qualquer época do ano!

2. O sistema de saneamento básico

O sistema de saneamento básico
Tente imaginar um mundo sem esgotos... ui!

Quando foi inventado: mais ou menos quando surgiu a civilização

Como salva: mantém você longe de seus dejetos

O sistema de saneamento faz duas coisas principais: traz água limpa para você usar e remove seus dejetos e outra água suja. Desde que surgiram áreas urbanas, onde as pessoas vivem permanentemente, o saneamento tem sido essencial para a saúde da sociedade.

Os dejetos são uma grande fonte de doenças. Desde os aquedutos romanos à invenção da retrete, no século XIX, o saneamento básico tem evoluído bastante, ajudando você a viver de maneira mais limpa e segura.

1. Vacinas

Vacinas
Sua vida com vacinas é muito mais segura!

Quando foi inventado: século XVIII

Como salva: criam imunidade contra doenças altamente contagiosas e letais

Uma picada e já está! Você fica protegido contra todo tipo de doenças mortíferas. As vacinas conseguiram erradicar várias doenças que causavam grandes epidemias. Antes da vacinação se tornar popular, no século passado, muitas pessoas morriam de forma dolorosa das doenças que previnem.

Se você tem medo de vacinas, pesquise os efeitos de doenças como o pólio, a tuberculose, o tétano ou o sarampo. É assustador. Definitivamente, nosso mundo é melhor graças à invenção das vacinas.