As 15 maiores curiosidades sobre o filme Donnie Darko


O filme de 2001, Donnie Darko, tem uma legião de fãs aficcionados pelas teorias e detalhes que envolvem a trama. Escrito e dirigido por Richard Kelly, o thriller combina teorias da física quântica sobre viagem no tempo e a nostalgia dos anos 80 para criar uma atmosfera de suspense e ficção científica.

maiores-e-melhores-donnie-darko-20

Estranho e surreal, Donnie Darko conta a história de um problemático adolescente e suas interferências com a continuidade do tempo/espaço e linhas de tempo paralelas. Após sobreviver misteriosamente a queda de uma turbina de avião em seu quarto, Donnie começa a receber ordens de um coelho gigante que revela para ele que o mundo irá acabar em 28 dias.

Para além da difícil trama, selecionamos as 15 maiores curiosidades sobre Donnie Darko para você mergulhar ainda mais neste clássico filme cult!

1. Donnie Darko e as teorias sobre viagem no tempo

maiores-e-melhores-donnie-darko-00

O coelho Frank se diz um viajante do tempo quando entra em contato com Donnie. O adolescente vai acabar sendo diagnosticado como esquizofrênico por sua psiquiatra.

Ao longo do filme, o protagonista vai pesquisar sobre as realidades da viagem do tempo através das teorias de Stephen Hawking, com o livro “Uma Breve História do Tempo” e de uma outra personagem do filme, a enigmática Roberta Sparrow, que os alunos chamam de “vovó morte”.

2. A inspiração para o coelho Frank

maiores-e-melhores-donnie-darko-04

Coelhos são animais muito fofos e pouco assustadores. Mas em Donnie Darko, os criadores do filme conseguiram transformar a imagem deste adorável animal em um aterrorizante personagem. A máscara e o roupão utilizados por Frank é uma inspiração para diversas fantasias de Halloween até os dias de hoje.

O que poucos sabem, é que a referência para esta estética foi o livro de 1972, "A Longa Jornada", de Richard Adams. O livro é citado no filme, abordando questões como o caos e a violência, temas que também estão presentes no filme.

3. Jake Gyllenhaal não foi a primeira opção para interpretar Donnie

maiores-e-melhores-donnie-darko-03

É impossível imaginar Donnie Darko sem a interpretação perturbadora do ator Jake Gyllenhaal. Mas ele não foi o primeiro a receber a proposta para interpretar o problemático adolescente. Originalmente, o papel estava atrelado ao ator Jason Schwartzman (Maria Antonieta e Grande Hotel Budapeste).

Outros atores cogitados pelos produtores foram Vince Vaughn (Penetras Bons de Bico) e Mark Wahlberg (Os Infiltrados). Ambos já eram velhos demais para o papel naquela época. Finalmente, após assistirem a performance de Gyllenhaal em O Céu de Outubro, os produtores apostaram no jovem Jake.

4. O filme não foi um sucesso instantâneo

maiores-e-melhores-donnie-darko-17

Quando lançado, o filme teve dificuldades de encontrar distribuição e público nas salas de cinema, sendo cogitado a ir direto para as videolocadoras e canais de tv a cabo. Após seu lançamento no Festival de Sundance, o filme ficou em cartaz por um breve período nos cinemas norte-americanos.

O sucesso do filme veio apenas quando lançado para VHS e DVD, arrecadando mais de 10 milhões de dólares em vendas nos Estados Unidos. O lançamento da “edição do diretor” elevou ainda mais o culto pelo filme nos anos seguintes.

5. Donnie Darko e o 11 de setembro

maiores-e-melhores-donnie-darko-14

O atentado terrorista de 11 de setembro nos Estados Unidos teve um impacto direto na recepção do filme. Em primeiro lugar, o filme tinha em seu plot um acidente de avião e o assunto era sensível aos norte-americanos naquele período.

Outra questão era que a fonte utilizada para os pôsteres de divulgação do filme tinha um design que lembrava o alfabeto árabe e teve que ser substituída para não atrelarem o filme ao atentado. Estes acontecimentos foram também uma das razões para o filme não atrair muitas pessoas às salas de cinema quando Donnie Darko foi lançado.

6. Drew Barrymore foi uma das produtoras de Donnie Darko

maiores-e-melhores-donnie-darko-05

Uma das atrizes mais famosas dos Estados Unidos, Drew Barrymore, foi uma das produtoras de Donnie Darko através de sua própria companhia, a Flower Films.

Após ser rejeitado por inúmeras empresas, o diretor e escritor do filme, Richard Kelly, teve seu projeto abraçado por Drew, que viu o potencial da história. O interessante é que as claras referências aos filmes dos anos 80, como ET - O Extraterrestre, associavam a atriz à estética do filme.

7. Filmado em 28 dias

maiores-e-melhores-donnie-darko-06
O diretor e roteirista Richard Kelly nas filmagens de Donnie Darko com o ator Jake Gyllenhaal

Com um orçamento inicial de 4 milhões 500 mil dólares, o filme teve que ser filmado em apenas 28 dias. Coincidentemente, ou não, este é o mesmo número de dias que o coelho Frank conta a Donnie que o mundo vai acabar.

Quando lançado, o filme arrecadou mundialmente 7 milhões e 500 mil dólares, conseguindo pagar a produção. O sucesso viria apenas no ano seguinte com o lançamento do VHS e DVD.

8. Os números em Donnie Darko 28:06:42:12

maiores-e-melhores-donnie-darko-08

No começo do filme, quando o coelho Frank diz à Donnie que o mundo acabará em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos, o protagonista escreve estes números no braço. Se você fizer a soma de todos estes números, o resultado será 88. O filme é ambientado em 1988!

Além de ter sido filmado em 28 dias, número de dias que Frank diz que o mundo irá acabar, a “edição do diretor” possui exatamente 28 cenas.

9. O avião e os números

maiores-e-melhores-donnie-darko-18

Na trama, a mãe e a irmã de Donnie estão em uma viagem para a competição de dança de Samantha. O número do avião é 2806. O portão de embarque é o de número 42 e ele vai decolar exatamente às 12:00. Conseguiu juntar as peças? Novamente os números 28:06:42:12 aparecem.

10. O homem de vermelho

maiores-e-melhores-donnie-darko-07

Existe um personagem ao longo do filme que aparece misteriosamente observando a família Darko. Ele está sempre de macacão vermelho andando pela cidade.

Ao final do filme, podemos ver que ele é na realidade um agente secreto que estava investigando a misteriosa turbina que caiu no quarto de Donnie no começo do filme.

11. O conto The Destructors e sua relação com Donnie Darko

maiores-e-melhores-donnie-darko-12

Nada é por acaso em Donnie Darko. O livro que Donnie lê em sala de aula, Os Destruidores, de 1954, foi escrito por Graham Greene. O aniversário do escritor é 02 de outubro de 1904. 02 de outubro de 1988 é o dia em que Frank diz à Donnie que o mundo vai acabar em 28 dias.

12. O aval dos Smurfs

maiores-e-melhores-donnie-darko-13

O estranho diálogo que acontece entre Donnie e seus amigos em relação a vida sexual dos Smurfs se tornou uma das cenas mais clássicas deste filme. O que poucas pessoas sabem é que o diretor e roteirista do filme, pediu permissão ao criador dos Smurfs para a cena.

13. A inspiração para os buracos de minhoca

maiores-e-melhores-donnie-darko-10

Quando Donnie começa a ver os buracos (ou portais) de minhoca literalmente saindo do corpo das pessoas a sua volta, ele tem a possibilidade de observar para onde estas pessoas irão caminhar em seguida.

De acordo com o roteirista do filme, a curiosa estética adotada para esta representação foi inspirada nas marcações de movimentos realizadas pelo comentarista de futebol americano John Madden. Nas transmissões de jogos, Madden costumava parar a tela e fazer marcações dos movimentos dos jogadores desenhando caminhos por cima das imagens.

14. S. Darko: a sequência de Donnie Darko

maiores-e-melhores-donnie-darko-09

Uma sequência do filme foi lançada em 2009 sem autorização ou aprovação do roteirista e diretor de Donnie Darko. S. Darko: Um Conto de Donnie Darko, acompanha a história de Samantha, irmã do protagonista em 1995 e se apropria de alguns elementos do filme original.

S. Darko obteve péssimas críticas em diversas publicações e não fez jus ao legado e história original de Richard Kelly. Muitas pessoas consideraram o roteiro incoerente.

15. O livro de Donnie Darko

maiores-e-melhores-donnie-darko-11

Em 2003, Richard Kelly lançou o livro de Donnie Darko para o agrado e surpresa dos fãs de carteirinha do filme. Ele possui uma introdução de Jake Gyllenhaal, entrevista com o diretor e roteirista, Richard Kelly, o roteiro original e fotos de uma exibição de arte de Londres inspirada no filme.

Gostou deste conteúdo? Confira também os 15 dos melhores filmes cult já feitos!