É incrível observar como existe uma variedade enorme de raças caninas. Desde os cachorros mais pequeninos, que até parecem filhotes, aos mais gigantes, que nas duas patas são muito maiores do que pessoas.
O Livro dos Recordes Guinness classificou alguns dos maiores cães que já existiram. Alguns deles já morreram, mas outros continuam a dar bastante amor (e trabalho) aos seus donos.
Freddy
Maior cão vivo (altura)
Altura em 4 patas: 1,035 metros
Altura em 2 patas: 2,25 metros
Peso: 92 kg
Onde habita? Essex, Inglaterra
Em 2016, o dogue alemão Freddy foi nomeado o maior cão vivo pelo Guinness devido aos seus “meros” 2,25 metros nas duas patas. Apesar de todo esse tamanho, Freddy é bastante dócil. A sua dona Claire Stoneman o considera o seu bebê e nunca imaginou que ele chegaria a tal tamanho.
Zeus
Maior cão de todos os tempos (altura)

Altura em 4 patas: 1,118 metros
Altura em 2 patas: 2,26 metros
Peso: 70,3 kg
Onde habitava? Otsego, Michigan, USA
O maior cachorro de todos os tempos também foi um dogue alemão! Zeus foi “coroado” em 2011 quando tinha 3 anos de idade. Ele mantinha o título hoje ocupado por Freddy até falecer de causas naturais em 2014. Infelizmente, os cães muito grandes costumam apresentar uma certa tendência para o envelhecimento precoce. E, no caso de Zeus, até hoje não se teve notícias de outro cão que superasse o seu tamanho.
Hayden (vestígio de ossos)
Maior cão de todos os tempos (porte)

Altura em 4 patas: desconhecido
Altura em 2 patas: desconhecido
Peso: 170 kg
Onde habitava? América do Norte
O Guinness também apresenta a categoria de maior cachorro no porte, portanto o mais largo. Para o Livro dos Recordes, o cão mais largo de todos os tempos viveu há 15,3 milhões de anos, durante a Época do Mioceno, na América do Norte. Hayden, como foi chamado, pertencia a espécie de cães selvagens Epicyon haydeni, extinta já há milhares de anos.
Zorba
Maior cão da atualidade (porte)
Altura em 4 patas: 0,94 metro
Medida nariz-rabo: 2,51 metro
Peso: 155,6 kg
Onde habitava? Londres, Inglaterra
Zorba, um Mastiff Inglês, fez parte do Guinness no final da década de 1980 como o mais pesado e também como o mais alto cachorro, portanto o seu recorde não consta mais no livro, pois o “pequeno” já faleceu. Porém até agora nenhum outro cão superou a sua marca de 155,6 kg, o que o faz ser lembrado ainda hoje.
Gostou? Veja também: