Nosso planeta é cheio seres vivos incríveis, muitos dos quais já existiam bem antes da gente nascer. É o caso da maior árvore do mundo, uma sequoia gigante localizada no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Com 1.530 m³, a General Sherman Tree habita a Terra há aproximadamente 2.100 anos!
A maior árvore do mundo em volume: General Sherman Tree
- Volume do tronco: 1.530 m³
- Altura: 82,6 m
- Diâmetro do tronco: 8,2 m
- Circunferência: 25,9 m
- Peso do tronco: 1.814 toneladas
- Idade: 2.100 anos (aproximadamente)
- Espécie: Sequoiadendron giganteum
- Localização: Sequoia National Park, Califórnia, EUA
Tudo o que envolve essa sequoia gigante, da espécie Sequoiadendron giganteum, é absolutamente fenomenal. Segundo o Guinness World Record, trata-se da maior árvore viva do mundo, com incríveis 1.530 m³ de volume, o equivalente a 16 dos maiores caminhões carretas que podemos encontrar nas nossas estradas!
Seu peso também impressiona: 1.814 toneladas equivale ao peso de 10 baleias-azuis, o maior animal do planeta, ou uma estátua e meia do Cristo Redentor! É a sequoia mais pesada de todo o mundo.
Outro dado incrível é a circunferência de seu tronco: 25,9 metros, aproximadamente. Se levarmos em conta que um passo tem mais ou menos um metro, isso significa que não menos que 30 passos são suficientes para dar a volta na General Sherman.
A maior de todos os tempos: Maple Creek Tree
A mais volumosa de todos os tempos também era uma sequoia gigante, maior do que a General Sherman. A Maple Creek Tree, como ficou conhecida, também ficava na costa oeste dos Estados Unidos. Sabe-se que ela tinha impressionantes 1.727 m³ antes de ser derrubada na década de 1940.
A árvore mais alta do mundo: Hyperion

- Altura: 115,85 m
- Volume do tronco: 502 m³ (aproximadamente)
- Diâmetro do tronco: 4,63 m
- Idade: entre 600 e 800 anos
- Espécie: Sequoia sempervirens
- Localização: Redwood National Park, Califórnia, EUA
Embora seja a maior do mundo, a General Sherman não é a mais alta. Esse título é dado pelo Guinness à também californiana Hyperion, com inacreditáveis 115,85 metros de altura, o que equivale a um prédio de 40 andares!
Diferentemente da General Sherman, que é visitada por milhares de turistas todos os anos, a Hyperion não recebe visitas. É que sua localização exata é guardada a sete chaves. A única coisa que se sabe é que ela fica numa encosta do Redwood Park, na Califórnia, e nada mais.
E por que tanto segredo? A intenção é, pelo menos por enquanto, afastar turistas e curiosos a fim de preservar a árvore e seu entorno.
Outro dado curioso sobre a Hyerion é que ela foi descoberta há pouco tempo. Mais especificamente, em 25 de agosto de 2006. Encontram-se, nesse mesmo parque, a segunda e a terceira árvores mais altas do mundo, descobertas em julho de 2006: a Helios, com 114,58 metros, e a ícaro, com 113,14 metros. Antes dessas descobertas, a maior árvore conhecida era a Stratosphere Giant, de 113,11 metros.

O que mais impressiona da Hyperion é que ela é ainda uma árvore jovem. Se uma sequoia pode viver mais de 3.000 anos, os prováveis 600 anos da Hyperion fazem dela uma árvore na flor da idade. E que continua crescendo, dia após dia.
Árvore com a maior circunferência do mundo: Árvore de Tule

- Circunferência: 36 m
- Altura: 42 m
- Diâmetro do tronco: 11,5 m
- Idade: entre 1.430 e 1.600 anos
- Espécie: Taxodium mucronatum
- Localização: Santa Maria del Tule, Oaxaca, México
O quesito não é mais altura nem volume, mas circunferência. Ou seja: a medida da largura do tronco se usarmos uma fita métrica. Embora os baobás africanos carreguem a fama de serem as árvores mais "gordas" do mundo, ninguém supera esse cipreste de Montezuma quando o assunto é o tamanho da circunferência.
Só para se ter uma noção do tamanho dessa árvore, localizada no centro da cidade mexicana de Santa Maria del Tule, seriam necessários 10 carros de tamanho médio enfileirados para dar a volta completa nessa árvore.
A maior árvore do Brasil fica na Amazônia: o angelim vermelho

- Altura: 88 m
- Idade: entre 400 e 600 anos
- Espécie: Dinizia excelsa
A descoberta é recente, e por isso há poucos dados sobre essa gigante amazônica. Nem batizada ela foi.
Após um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), uma equipe de 30 pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras realizou uma expedição em 2019 na Floresta Estadual do Paru, no norte do Pará, na divisa com o estado do Amapá. Eles foram em busca dos angelins vermelhos gigantes detectados por imagens de satélites.
Até então, os angelins conhecidos tinham entre 40 e 50 metros. Essa expedição localizou árvores de 70, 80 metros. No caso da mais alta de todas, 88 metros, o equivalente a um prédio de 30 andares!
Só não é a maior árvore tropical do mundo porque não supera um exemplar do gênero Shorea, de 90,6 metros, localizado na Malásia. Mas o nosso angelim está quase lá.
Leia também: