Os 6 melhores investimentos para fazer seu dinheiro render em 2020


Saber como investir o dinheiro e fazê-lo render da forma mais rápida e segura possível é o que todo mundo quer, não é verdade?

Para isso, o mais importante é estar bem informado e saber que todo o investimento deve ser feito de acordo com o perfil e os objetivos de cada investidor.

Fizemos uma lista com a previsão dos 6 melhores investimentos e aplicações para o seu dinheiro em 2020 para você começar a investir hoje mesmo!

1. Tesouro IPCA+

Principais características:

  • Renda fixa
  • Baixo risco
  • Mais rentável à longo/médio prazo

_Principais características_Tesouro IPCA+_Maiores e Melhores_

Investir no Tesouro Direto significa, na prática, emprestar dinheiro para que o Governo financie seus diversos projetos. Esse é um dos ativos preferidos entre os brasileiros e se constitui em um investimento seguro e interessante principalmente para quem está disponível para fazer um investimento a longo prazo.

O Tesouro IPCA+ é um título pós-fixado que assegura uma taxa de rentabilidade fixa, acima da inflação, determinada no momento da compra (taxa real). O valor investido nesse título é corrigido de acordo com a taxa da inflação, o que protege o investidor em tempos de possíveis crises.

Para garantir lucro máximo, o ideal é esperar o prazo para o fim do investimento. Mas para quem precisar recuperar o dinheiro antes, esse título oferece uma oportunidade que pode ser bastante vantajosa: o tesouro nacional garante a recompra do título pelo valor de mercado. E, por ser oscilante, esse investimento pode oferecer uma rentabilidade ainda maior na hora da venda do seu título.

Você pode aprender mais sobre o tesouro direto no vídeo abaixo e simular o seu investimento através do Tesouro Direto:

2. CDB

Principais características:

  • Renda fixa
  • Baixo risco
  • Mais rentável à longo prazo

_Principais características_CDB_Maiores e Melhores_

Quem investe em CDB (Certificado de Depósito Bancário) está emprestando dinheiro aos bancos para receber em troca uma taxa de rentabilidade fixa. Nesse tipo de investimento, o prazo é muito importante, já que sabendo que o dinheiro ficará investido por mais tempo, os bancos podem oferecer taxas mais interessantes. Caso seja necessário retirar o investimento antes do tempo previsto, o investidor precisará vender o seu título.

O CDB é considerado um investimento seguro por causa do FGC, o Fundo Garantidor de Crédito, que protege os investidores das instituições associadas, ressarcindo-os até determinado valor, em caso de crise.

Esse investimento pode ser feito através de três modalidade: pré-fixada, pós-fixada ou híbrida. Mas alguns especialistas em finanças sugerem que um bom investimento no contexto atual é nos títulos CDB de renda pré-fixada, já que um dos indexadores desse título é a taxa Selic, que registra queda desde 2016.

Descubra mais sobre essa modalidade de investimento aqui:

3. Fundos de Investimento Imobiliários

Principais características:

  • Renda variável
  • Alto risco
  • Mais rentável à médio e longo prazo

_Principais características_Fundo de Investimento Imobiliário_Maiores e Melhores_

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) também estão no radar dos investidores devido à expectativa de expansão do setor imobiliário e da baixa na taxa Selic. Os FIIs nada mais são do que grupos de cotistas que investem juntos em um patrimônio, nesse caso, um imóvel.

Esses fundos são de renda variável e podem ser muito interessantes. Alguns pontos positivos são: alta liquidez, ou seja, facilidade de retomar o dinheiro, boa rentabilidade, e facilidade para investir, já que não requer um capital inicial alto. Uma outra vantagem é que os FIIs são isentos de imposto de renda.

Esse fundo se divide basicamente em dois tipos:

  • Fundo de tijolo: se refere aos lucros obtidos através dos aluguéis de imóveis físicos. Se apresenta como uma boa opção porque os investidores podem receber os benefícios mensalmente.
  • Fundo de papel: está relacionado aos investimentos em títulos como CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários). Os quotistas ganham dinheiro a partir dos juros e dividendos referentes à um imóvel.

Vale a pena checar as informações do vídeo abaixo para decidir se esse é o fundo certo para você:

4. Fundo Multimercados

Principais características:

  • Tipo de renda e prazo dependem do objetivo de cada fundo
  • Quanto maior o risco, maior a rentabilidade

_Principais características_Fundo Multimercados_Maiores e Melhores_

O Fundo Multimercados oferece a oportunidade de aplicar em diversos tipos diferentes de ativos. Não há muita independência e participação efetiva por parte do investidor na administração dos seus recursos. Na prática, o investidor confia seu dinheiro a um gestor para que ele gerencie da melhor forma a aplicação do recurso entre os diferentes ativos, que podem ser mais conservadores ou mais agressivos. É uma opção mais arriscada, porque depende das variações do mercado, mas que pode trazer maior rentabilidade.

Quer saber mais sobre os fundos multimercados? Veja aqui:

5. Ações

Principais características:

  • Renda variável
  • Mais rentável à longo prazo
  • Quanto maior o risco, maior a rentabilidade

_Principais características_Ações_Maiores e Melhores_

Essa alternativa está ligada ao desempenho da empresa onde o investidor decido colocar seu dinheiro. Em um cenário de economia crescente e taxas de juros mais baixa, investir em empresas pode ser positivo, porque o investidor pode lucrar mais a media que a performance da empresa melhora, através dos dividendos, por exemplo.

As ações são consideradas investimento de renda variável e, por essa razão, mais arriscada, ideal para perfis mais arrojados. Para escolher exatamente onde investir, é essencial que o investidor conheça o histórico, os resultados, o nível de endividamento, entre outros aspectos da empresa a qual considera se associar.

O passo-a-passo do vídeo abaixo pode te ajudar com algumas dicas práticas:

6. Debêntures Incentivadas

Principais características:

  • Renda fixa
  • Alto risco
  • Mais rentável à longo prazo

_Principais características_Debêntures Incentivadas_Maiores e Melhores_

As debêntures são títulos oferecidos por empresas que investem na infraestrutura do país, e por isso estão isentas do pagamento de imposto de renda. Esse é um título que pode ter rentabilidade bastante alta, mas que ao mesmo tempo oferece alto risco, já que não é coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito. Ou seja, caso as empresas vão à falência, você não receberá o seu dinheiro.

Essa modalidade é ideal para os investidores que buscam conseguir ganho real (acima da inflação), já que a taxa de rentabilidade está normalmente vinculada ao IPCA e a uma taxa pré fixada.

Descubra mais sobre essa alternativa para diversificar sua carteira:

Especialistas da área apontam essas seis opções como as mais interessantes diante do cenário econômico atual no Brasil. É importante destacar que essas são previsões de mercado e que esses cenários pode se alterar a qualquer momento. A decisão sobre o qual investimento fazer é séria e merece consideração cuidadosa.