8 filmes de ficção científica que foram revolucionários


Hoje em dia temos muitos filmes de ficção científica para todos os gostos. Mas alguns filmes se destacam por terem sido revolucionários. Estes filmes mudaram o cinema e serviram de inspiração para muitos outros:

1. Viagem à Lua (1902)

viagem à lua

Este foi talvez o primeiro filme de ficção científica alguma vez criado! Com cerca de 15 minutos de duração, a Viagem à Lua conta a história de 5 cientistas que viajam para a lua em um foguetão. Lá, eles encontram extraterrestres e várias aventuras.

A Viagem à Lua marcou o cinema para sempre, com suas técnicas de filmagem e narração e efeitos especiais nunca tinham sido vistos antes. Esse se tornou o filme mais famoso do diretor Méliès. E melhor, qualquer pessoa pode ver o filme legalmente, porque já não tem direitos de autor!

2. Guerra nas Estrelas (1977)

Guerra nas Estrelas

Conhecido mais tarde como Guerra nas Estrelas: Episódio IV – Uma Nova Esperança, este filme galático é um dos maiores sucessos de sempre. A história do rapaz que mora em uma galáxia muito, muito distante capta a imaginação de cada nova geração.

A Guerra nas Estrelas criou toda uma galáxia, cheia de detalhes e aventuras para explorar. O filme tornou a ficção científica muito popular e abriu caminho para vários filmes com mundos complexos. Além disso, a cena em que se explica como atacar a estrela da morte foi um dos primeiros exemplos de animação gerada por computador no cinema.

3. 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968)

2001 Odisseia no Espaço

Vamos admitir, é preciso ter muita paciência para ver este filme. A história de alguns astronautas e um computador com inteligência artificial que estão viajando para Júpiter marcou o cinema mais pelo seu estilo que pela ação. Mas, depois deste filme, os filmes de viagens no espaço nunca mais foram iguais.

Criado no auge da corrida ao espaço, 2001 apresentou a vida no espaço de maneira muito realista. Também tratou de temas muito modernos, como a possibilidade de computadores ganharem consciência própria. E, claro, seu uso de música clássica para a banda sonora foi brilhante!

4. Alien – O Oitavo Passageiro (1979)

Alien o Oitavo Passageiro

Em Alien, a ficção científica se encontra com o terror. Quando a tripulação de uma nave espacial acolhe alienígena por acidente, a viagem para casa rapidamente se torna uma luta pela sobrevivência. E, no meio do espaço, não há lugar para onde fugir...

Esse filme dirigido por Ridley Scott explorou de maneira nova o potencial para terror na ficção científica. Em vez de um ataque ao planeta inteiro, o perigo em Alien é mais pessoal. O filme abriu expandiu os horizontes da ficção científica e abriu caminho para muitos outros filmes.

5. Blade Runner – O Caçador de Andróides (1982)

Blade Runner

O filme Blade Runner levou a ficção por um novo caminho ao explorar o lado mais negro da humanidade. Em vez de um mundo cheio de maravilhas, o filme explora um futuro mais negativo, onde a humanidade sofre as consequências negativas do mundo moderno.

Blade Runner também foi um dos pioneiros a explorar o que significa ser humano. Em mundo mundo onde é possível criar andróides extremamente parecidos com humanos, um homem vai questionar a consciência de inteligência artificial. Isso abriu caminho para muitos outros filmes sobre o mesmo assunto.

6. O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991)

Exterminador do Futuro 2

Em termos de efeitos visuais, O Exterminador do Futuro 2 foi realmente revolucionário! Os efeitos gerados por computador para criar o formato líquido do vilão marcaram o início de uma nova era de efeitos digitais no cinema.

O filme também tonou popular a ideia de viajar no tempo e mudar o futuro. Na história, um Exterminador do futuro luta contra outro, para salvar um rapaz que um dia salvará a humanidade dos robôs. Desde então, o conceito de relatividade do tempo tem se tornado mais acessível ao público.

7. Matrix (1999)

Matrix

No virar do século, o filme Matrix marcou o cinema com um estilo novo e moderno, com muitos efeitos visuais inovadores. O filme saiu em uma época em que os computadores estavam se tornando mais acessíveis, o que tornou a história ainda mais relevante.

Quando um homem descobre que vive em um mundo virtual, ele se junta a uma resistência que quer viver no mundo real. Mesmo com muita ação, o filme faz perguntas difíceis sobre o que é a realidade. Mas talvez o mais marcante do Matrix são as cenas em câmara lenta, que criaram um novo estilo de ação no cinema.

8. Avatar (2009)

Avatar

Na história de Avatar, um homem tem sua consciência transferida para o corpo de um extraterrestre e explora o planeta dessa criatura. Logo, ele toma o lado dos nativos, contra os humanos que querem explorar o planeta. Mas realmente não é por causa da história que Avatar fez a diferença.

Avatar foi talvez o filme mais impressionante no seu uso do 3D. Sem ver em 3D, o filme não tem a mesma graça. O uso de tecnologia para captar os movimentos dos atores, usado depois para criar as animações, também foi em uma escala nunca antes vista. Em Avatar, o real e o digital se fundiram de maneira surpreendente!