De norte a sul: os 20 melhores destinos para conhecer Portugal


Ana Laura Cruz
Ana Laura Cruz
Mestre em Gestão e Estudos da Cultura

Nos últimos anos, Portugal tem conquistado os olhares do mundo todo e se tornou passagem obrigatória para os brasileiros de viagem pela Europa. Não é à toa!

A terra de Camões está repleta de belas paisagens e monumentos, boa comida e um clima maravilhoso, com o sol brilhando na maior parte do ano.

Eleito o Melhor Destino da Europa pelo World Travel Awards em 2017, o país oferece muitas atrações para diferentes tipos de turistas. Por isso, preparamos uma lista com os 20 melhores destinos para conhecer quando estiver de passagem pela terrinha:

NORTE

Guimarães

guimaraes

A cidade onde tudo começou! Guimarães é onde Portugal nasceu e este orgulho está estampado nas charmosas ruas em estilo medieval no centro da cidade. Um ponto turístico obrigatório na cidade é o Castelo de Guimarães, onde há uma exposição explicando tudo sobre o início da história do país.

Braga

braga
Fonte: Portal de Inverno

Braga é conhecida como uma cidade essencialmente universitária. Portanto, não estranhe a quantidade de jovens estudantes por ali. Mas também é uma das cidades mais religiosas do país. O centro da cidade sempre florido é encantador, e o Santuário do Bom Jesus do Monte e o Santuário do Sameiro valem a pena uma visita.

Cidade do Porto

porto

Às margens do Rio Douro, a Cidade do Porto, ou simplesmente Porto, é  a segunda maior cidade do país e lar do famoso vinho do Porto e das saborosas francesinhas. Ambos podem ser degustados na Ribeira, principal cartão postal da cidade.

Região do Douro

regiao douro

O passeio pelo Douro apanha mais de uma cidade e pode ser feito pela estrada ou de barco. São cerca de 30km entre Peso da Régua e Pinhão, onde pode-se visitar as várias vinícolas e provar dos vinhos da região. Mas lembre-se, se beber, não dirija!

Parque Nacional dos Gerês

geres
Fonte: Lonely Planet

Para quem gosta de estar em contato com a natureza, o Gerês é imperdível. Localizado no extremo norte do país, já a fazer fronteira com a Espanha, o parque é uma Reserva Mundial da Biosfera designada pela UNESCO. Com belas paisagens e cachoeiras para se conhecer através de trilhas, o Gerês é uma ótima opção para quem gosta de acampar, mas também conta pousadas e hotéis nas proximidades para quem preferir.

Nazaré

nazare

Local onde se forma as maiores ondas do mundo! Nazaré só poderia se tornar um ponto de encontro de surfistas e admiradores do esporte. Para ver o fenômeno, é preciso visitar o local entre outubro e novembro, quando o mar está mais agitado.

Se encante com as 15 melhores praias do Brasil! Clique aqui

CENTRO E VALE DO TEJO

Aveiro

aveiro

Conhecida como a “Veneza Portuguesa”, a cidade de Aveiro está situada às margens da Ria de Aveiro, na qual pode-se fazer passeios de barcos parecidos com as gôndolas venezianas. Um toque todo especial e romântico para o visual da cidade. É também o lugar de origem dos ovos moles, um os doces mais típicos de Portugal.

Serra da Estrela

serra da estrela

A grande atração de inverno portuguesa. A Serra da Estrela é o ponto do país onde mais facilmente se vê neve. Lá há uma pista de esqui para quem já pratica ou queira conhecer o esporte.

Aldeias do Xisto

aldeias do xisto

A área central de Portugal é marcada por serras onde estão localizadas as charmosas Aldeias do Xisto. Caracterizadas pelas casas centenárias feitas com xisto, uma pedra escura e de formato laminado. Pode-se visitar as aldeias de carro ou através das trilhas pelo bosque que as unem. A mais famosa e turística é Piódão.  

Coimbra

coimbra

Lar da cobiçada Universidade de Coimbra, a cidade vê a sua população crescer bastante no período de aulas. É também o local de origem do fado universitário, com vários locais no centro onde pode-se ouvir os artistas.

Fátima

fatima
Foto: Kushnirov Avraham

A principal cidade religiosa de Portugal é também um dos principais destinos do turismo religioso do mundo. A visita ao Santuário de Fátima é quase obrigatória para os mais religiosos, sendo o mês de maio o mais movimentado por ser quando acontecem as festividades das Aparições de Fátima.

Lisboa

lisboa
Foto: Alfredo Henriques

Localizada às margens do Rio Tejo, a capital portuguesa é a maior cidade do país. Consequentemente é a que possui mais atrações. Construída sobre 7 colinas, a cidade tem várias ladeiras e escadinhas que constroem muito do seu charme. Desde o Parque Eduardo VII é possível ver muitos dos seus pontos turísticos como a Avenida da Liberdade, a Praça Restauradores, o Castelo de São Jorge, o Miradouro São Pedro de Alcântara e o próprio Tejo.

Sintra

sintra

Sintra era o local escolhido pela realeza portuguesa para passar os meses de verão. Isto porque Sintra apresenta um microclima que faz com que, apesar de estar ao lado de Lisboa, a cidade esteja sempre com o clima mais fresquinho do que o da capital. O passeio pela vila pede para se deliciar com os saborosos travesseiros de Sintra. O colorido Palácio da Pena, no alto da colina, pode ser visto de diferentes pontos da cidade.

Veja também os 16 melhores resorts All-Inclusive do Brasil para você relaxar e aproveitar as férias

Cascais

cascais

Conhecida pelas belas praias e palacetes antigos, a vila de Cascais se tornou em um dos principais pontos de lazer da região metropolitana de Lisboa. Desde a viagem até lá através de trem com vista para o mar, até assistir ao pôr-do-sol ao som das ondas no miradouro da Boca do Inferno.

Óbidos

obidos

A principal atração da cidade é o Castelo de Óbidos situado bem no centro da cidade. Tendo sido mantido o aspecto medieval do centro histórico, esta região é palco de diferentes eventos temáticos, entre eles a Feira de Natal, realizada em Dezembro, e a Feira Medieval, realizada em Julho.  

SUL

Évora

evora
Foto: Celestino Manuel

A capital prática do Alentejo. Sendo uma das cidades com os monumentos mais bem preservados de Portugal. Évora é conhecida como Cidade-Museu e foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. É onde está situada a famosa Capela dos Ossos, onde as paredes são decoradas por ossos retirados dos cemitérios monásticos que existiam no local.

Litoral Alentejano

litoral alentejo

Composto por 5 municípios (Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém, Sines), o Litoral Alentejano é uma região com praias bem preservadas. Um passeio repleto de contato com a natureza. É também uma região rica em gastronomia, sendo uma área litorânea de arrozais, existem bons pratos criados com base de arroz e peixes frescos.

Algarve

algarve

As praias mais famosas de Portugal estão no Algarve. Não é à toa que a região seja a mais turística do país, sendo obviamente a época do verão a de maior movimento. As rochas avermelhadas à beira-mar dão um toque todo especial ao visual das praias que são conhecidas por terem a temperatura mais “quentinha” da água para os banhistas.

ILHAS

Madeira

madeira

A Ilha da Madeira é conhecida como grande produtora de bananas e por ser onde nasceu Cristiano Ronaldo. Mas há muito mais para se ver na ilha de clima sub-tropical e de origem vulcânica. Há belíssimas falésias e picos montanhosos como o Pico Ruivo, o Pico das Torres e o Cabo Girão, uma das falésias mais altas do mundo. Há também parte da vegetação natural da região, as Laurissilvas, que sobreviveram às queimadas feitas pelos colonos quando chegaram à ilha e hoje são classificadas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Açores

açores

São 9 exuberantes ilhas que compõem o Arquipélago dos Açores: São Miguel, Santa Maria, Terceira, Faial, Pico, São Jorge, Graciosa, Flores e Corvo. Com uma grande área de vegetação preservada, nos Açores se vê paisagens de tirar o fôlego. Fora o turismo, a principal atividade dos Açores é a pecuária. Não se surpreenda, se tiver que parar o carro para esperar as vacas passarem. A região é grande produtora de leite e queijo.

Gostou? Descubra também os 12 melhores destinos para viajar no Brasil!

Ana Laura Cruz
Ana Laura Cruz
Mestre em Gestão e Estudos da Cultura, especializada em Comunicação Audiovisual desde 2009. Produz textos e eventos culturais. Viaja no mundo e na maionese, sempre que possível de carona.