Descubra as coisas mais perigosas que vivem no seu quintal


Se você está vivo, parabéns! Nosso mundo é muito bonito mas também está cheio de bichos que querem nos matar. E não é preciso ir para o centro da Floresta Amazônica para encontrar criaturas assassinas. Alguns dos monstros mais perigosos moram bem perto de casa…

(Atenção: se você tiver fobia do mundo lá fora, por favor não leia isto. Não vai ajudar.)

7. Aranhas

Aranha
Quem será o próximo almoço desta?

Como matam: veneno

Existem muitas espécies de aranha e a vasta maioria é inofensiva. Mas existem alguns tipos que são agressivos. O resultado de uma picada de uma aranha perigosa pode variar entre alguma dor e um perigo sério para a saúde. Felizmente, há muitos antídotos e atualmente é raro alguém morrer por causa de uma aranha.

6. Cobras

Cobra
"Eu? Perigosa? Imagina!"

Como matam: veneno ou asfixia

Vá, a probabilidade de encontrar uma anaconda tomando uma sesta em seu quintal não é muito grande. No entanto, existem muitos tipos de cobras pelo mundo todo. Muitas cobras são inofensivas, mas se você tiver o azar de se dar mal com uma perigosa, você pode morrer dentro de poucas horas…

5. Abelhas e vespas

Abelha
Nunca brinque com a colmeia. As abelhas são uma por todas e todas por uma...

Como matam: alergia à picada

Ninguém gosta de ser picado por uma abelha ou uma vespa mas, para algumas pessoas é pior do que para outras. Se não for tratada rapidamente, a reação alérgica a uma picada pode matar. Várias pessoas morrem todos os anos por causa de abelhas e vespas.

Curiosidade: o veneno da picada de vespa é diferente do veneno de abelha. Algumas pessoas são alérgicas a um mas não a outro.

4. Cogumelos

Cogumelo
Será que estas são comestíveis ou venenosas?

Como matam: veneno

Alguns cogumelos são deliciosos mas outros causam indigestão, alucinações, vómito, diarreia, falha dos órgãos internos e até morte. O grande problema é que os cogumelos venenosos tendem a ser muito parecidos com espécies comestíveis. Moral da história: não coma os cogumelos no seu quintal.

3. Ratos e ratazanas

Rato
E o pior é que se reproduzem a toda velocidade!

Como matam: transmissão de infecções

Ratos são epidemias ambulantes. Praticamente tudo que vem de um rato pode transmitir infeções: o pelo, a urina, as fezes, a saliva… E os ratos largam muitos dejetos. O mesmo vale para as ratazanas. Como se não bastasse, esses roedores também servem de caravana para o próximo animal na lista…

2. Pulgas

Pulga
"Socorro! Sou o lanche das pulgas!"

Como matam: transmissão de infecções

A peste negra? Pulgas. Milhões de pessoas de pessoas morreram na Idade Média por causa de uma infeção transmitida por pulgas residentes em ratos. Pulgas proliferam a uma velocidade assustadora, são difíceis de matar e gostam muito de animais domésticos. Uma verdadeira praga. 

1. Mosquitos

Mosquito
Apanhado em flagrante!

Como matam: transmissão de infecções

Dengue, malária, febre amarela, zica… o que é que um mosquito não carrega? Esses pequenos monstros são assassinos e também irritantes. O mosquito é o bicho que mais pessoas mata em todo mundo! E vive no seu quintal.