Descubra as 8 cidades mais frias do Brasil!


O Brasil é conhecido principalmente pelo seu clima tropical. As temperaturas altas convidam os turistas do mundo todo a curtir as belas praias do nosso país. Mas variado como é, o Brasil também tem regiões bastante frias que chegam a temperaturas negativas e atraem outro tipo de turismo.

Conheça aqui as 8 cidades mais frias do Brasil:

8. São Bento do Sul - SC

Temperatura média: 16,3º

Temperatura mais baixa: 0,3º

São Bento do Sul

Lar de grandes empresas como a Tuper e a Rudnik, a história de São Bento do Sul começou com a chegada de imigrantes alemães e austríacos. Localizada no norte de Santa Catarina, apresenta um clima bastante variado, podendo chegar aos 35º no verão, mas que costuma se manter com mínimas de 6º no inverno, porém há dias que pode chegar a 0,3º.

7. Monte Verde - MG

Temperatura média: 22,2º

Temperatura mais baixa: -1,6º

Monte Verde

Monte Verde é um distrito de Minas Gerais famoso por suas trilhas próprias para quem gosta de praticar trekking. Possui um clima ameno ao longo do ano, mas durante o inverno pode chegar a temperaturas negativas.

6. São Gabriel - RS

Temperatura média: 18,2º

Temperatura mais baixa: -4,7º

São Gabriel

Posicionado na rota de saída de quem vem de Santa Catarina para o Uruguai e a Argentina, São Gabriel é um ponto estratégico dos caminhos do Mercosul. Situado na Campanha Gaúcha, apresenta uma paisagem típica da região.

5. Campos do Jordão - SP

Temperatura média: 14,5º

Temperatura mais baixa: -7,2º

Campos do Jordão

Um dos principais destinos turísticos de inverno do país, Campos do Jordão é o município brasileiro com a maior altitude, são 1.628 metros. A cidade está toda estruturada para receber os turistas que buscam pela arquitetura europeia e os famosos chocolates quentes servidos no local.

4. Urupema - SC

Temperatura média: 13º

Temperatura mais baixa: -8,8º

Urupema

Urupema possui apenas 2.472 habitantes, segundo os dados do IBGE de 2018 e é dos locais com mais possibilidades de nevar no Brasil. Entre os pontos turísticos do município está a Cachoeira que Congela, a qual recebeu este nome justamente por se manter congelado durante os dias mais frios do inverno.

3. São Joaquim - SC

Temperatura média: 13,5º

Temperatura mais baixa: -9º

sao joaquim

Além de ser uma das cidades mais frias do Brasil, São Joaquim também é a Capital Nacional da Maçã, sendo onde acontece a Festa Nacional da Maçã todos os anos. É o local com mais probabilidade de haver precipitação de neve no país, sendo que o fenômeno ocorre durante cerca de 7 dias a cada inverno.

2. Inácio Martins - PR

Temperatura média: 15,3º

Temperatura mais baixa: -10,7º

Inácio Martins

Na cidade mais fria do Estado do Paraná ocorre a Festa do Pinhão todos os anos, sempre em junho. Os principais pontos turísticos da região são as cachoeiras Madeirit, Santinni e Beto Bazia.

1. São José dos Ausentes - RS

Temperatura média: 14º

Temperatura mais baixa: -11º

ausentes

Localizado no extremo norte do Rio Grande do Sul, este pequeno município costuma ter temperaturas baixas até mesmo durante o verão. Estando a 1200 metros acima do nível do mar, é onde está localizado o ponto mais alto do Estado, o Pico do Monte Negro.

Menção honrosa: Caçador -SC

Temperatura média: 23º

Temperatura mais baixa: -14º

caçador

Em junho de 1952, a cidade de Caçador em Santa Catarina passou pelo frio mais forte alguma vez já registrado no país, -14º, entrando para o Livro dos Recordes Guinness. Hoje em dia, a temperatura mínima média ronda em torno dos 13º.

Confira também quais são as maiores cidades do Brasil